Capivaras viraram “xodós” em Curitiba; elas estão em camisetas, são pelúcias, e tem até pastel na forma delas

Aniversário do Bem Paraná: série mostra algumas das "manices" do curitibano

Redação Bem Paraná com SMCS
pastel capivara

Pastel na forma de capivara em feira de Curitiba (Foto: Hully Paiva/SMCS)

As capivaras acabaram se tornando uma mania do curitibano. Dóceis, elas estão em parques da cidade, em especial no Parque Barigui, e viraram símbolo animal da cidade. Você pode ver mais na séria Coisas de Curitiba, publicado pelo Bem Paraná, e entender como elas acabaram se tornando um símbolo para a cidade.

Coisas de Curitiba: como e por que as capivaras se tornaram símbolo da cidade?

Tanto o apreço pelo animal, que a sua figura está por todos os lados. É uma mania mesmo. Tem capivara de pelúcia vendida em diferentes lojas, tem comidinhas na forma de capivara (pasteis, tortas, bolos), estampam as canecas de porcelana, camisetas aos montes levam a imagem do animal.

A Prefeitura de Curitiba, desde 2015, intensificou o monitoramento das capivaras na cidade. Em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, pesquisadores do Museu de História Natural Capão da Imbuia vêm monitorando as populações de capivaras na cidade.

As capivaras são animais silvestres nativos e que vivem há muito tempo no curso dos rios, mesmo aquelas que agora se encontram em condição urbana. Elas são, portanto, animais protegidos pela Constituição Federal (artigo 225) e pela Lei Federal 9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do departamento da Pesquisa e Conservação da Fauna, monitora as 188 capivaras que existem na capital paranaense. (Com informações da Prefeitura de Curitiba)

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.