cargas de celulares
Carga com celulares contrabandeados é encontrada em caminhão na BR-277, no Paraná. (Divulgação/ PRF-PR)

Na tarde desta terça-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou e apreendeu cerca de quatro mil celulares contrabandeados. Os produtos estavam sendo transportados em uma carreta na BR-277, em Irati, região central do Paraná. O veículo deveria estar levando apenas polímero plástico (polietileno). 

As caixas com os produtos foram localizadas escondidas durante fiscalização da carga. Os policiais observaram deformidades em algum dos bags de transporte da carga, o que levou a uma fiscalização aprofundada. Todos os produtos estavam sem nota nota fiscal e sem desembaraço aduaneiro.

O condutor, um homem de 29 anos, foi detido pelo crime de descaminho, que tem pena de reclusão de até quatro anos, e encaminhado à Polícia Federal. Se condenado, ele ainda deve ter a carteira de habilitação cassada por cinco anos, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

A carreta com a mercadoria foi apreendida e entregue para a Receita Federal, que fará a contabilização exata da quantidade de celulares. 

Diversas pesquisas apontam os grandes prejuízos causados pelo descaminho à economia, causando desemprego e diminuição de recursos em diversas áreas. Além disso, em razão dos crimes de contrabando e descaminho causarem o perdimento de veículos utilizados para o crime quando estes são de propriedade do transportador, existe uma clara relação com crimes patrimoniais relacionados a veículos, como a apropriação indébita ou até mesmo o roubo.