garibaldis e sacis
Garibaldis e Sacis na Marechal (Foto: Arquivo Cido Marques/FCC/arquivo)

Um cortejo recheado de intervenções artísticas, que contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, promete sacudir as ruas do centro de Curitiba nesta quinta (20). O carnaval fora de época começará na sede do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná (SATED/PR), a partir das 17h, passará pelo Largo da Ordem, pela Praça de Bolso do Ciclista e pela Praça Santos Andrade, e terminará em frente à Capela Santa Maria, às 19h.

Leia mais

Atrações confirmadas no carnaval fora de época de Curitiba

Entre as atrações já confirmadas no carnaval fora de época de Curitiba, estão os blocos Garibaldis & Sacis, Afropretinhosidade e Boca Negra. Também haverá apresentações de artistas indígenas, trupes circenses, capoeira, hip-hop, fandango e do cantor Plá, conhecido músico de rua da capital.

Lançamento do Comitê de Cultura do Paraná

Após o carnaval fora de época de Curitiba, uma cerimônia na própria Capela Santa Maria marcará o lançamento oficial do Comitê de Cultura do Paraná e do Laboratório de Cultura Digital da UFPR. A solenidade será conduzida pela atriz curitibana Nena Inoue, vencedora em 2019 do Prêmio Shell, a maior honraria do teatro brasileiro.

Para participar, é preciso preencher o formulário disponível AQUI.

Carnaval fora de época de Curitiba será celebração multicultural

“Estamos organizando uma grande celebração multicultural no Centro Histórico de Curitiba, e isso é simbólico”, garante João Paulo Mehl, coordenador-geral do Comitê de Cultura do Paraná. “Para receber a ministra, vamos mostrar toda força e a diversidade da cultura paranaense. E, claro, agitar as ruas”, falou ele sobre o carnaval fora de época em Curitiba.

Maior programa do Governo Federal para a área, os Comitês de Cultura foram recentemente instalados em todas as unidades da federação. Eles têm o papel de facilitar o acesso de agentes culturais a verbas de financiamento e demais políticas públicas, ampliando a diversidade da produção artística brasileira.

O Comitê

No Paraná, o Comitê é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, que venceu o edital publicado em meados de 2023.

Projeto de extensão da UFPR, o Laboratório de Cultura Digital trabalha com metologias participativas, desenvolve soluções digitais e contribui no desenho de novas políticas públicas para o setor.

“Outra de nossas frentes de trabalho é o treinamento de gestores culturais no uso do que chamamos de ‘linguagem simples’ para a escrita de editais, garantindo de eles sejam de fácil entendimento. Isso ajuda a política de cultura a chegar na ponta”, explica a professora Tarcisa Bega, coordenadora do Laboratório.

Seminário Nacional de Cultura Digital

Durante os próximos dias 20 e 21 ainda acontece na Reitoria da UFPR o Seminário Nacional de Cultura Digital. Na programação, estão previstos debates sobre o uso pelas redes sociais de algoritmos fechados, soluções tecnológicas para a governança das políticas culturais e até mesmo a busca de respostas para a emergência climática.

A programação completa está disponível no link: bit.ly/3VsYMPx. Para participar, basta preencher o formulário: bit.ly/3RwtIxd.