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A emissão da guia para pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU) está disponível, desde 20 de fevereiro, pelo Curitiba App e pelo site da Prefeitura. (Ricardo Marajó/SMC)

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de Curitiba (IPTU 2024), começa a ser distribuído na segunda metade de fevereiro, segundo a Prefeitura, com vencimento à vista e da primeira parcela em 20 de março. Para pagamento à vista, o desconto será de 10%. O IPTU 2024 também poderá ser parcelado em dez vezes, de março a dezembro.

Nesta semana venceu o prazo da última parcela do IPTU 2023. O IPTU 2023 teve, excepcionalmente, o prazo de parcelamento de abril de 2023 a janeiro de 2024 por conta da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que serve de base para o cálculo do imposto.

Contribuintes do IPTU de Curitiba podem atualizar seus dados pessoais sempre que houver mudança de endereço para correspondência, utilizando a plataforma do Processo Eletrônico de Curitiba, o Procec.

Cabe ao contribuinte verificar se o pagamento do IPTU está em dia. Além disso, ele deve manter os dados atualizados, como nome e endereço para correspondência, no cadastro do imóvel. A informação correta é fundamental para que a Prefeitura de Curitiba possa entrar em contato, se for necessário.

Quando a Prefeitura precisa notificar o contribuinte e não consegue, a Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF) publica no Diário Oficial o edital de notificação com o nome do contribuinte devedor, CPF ou CNPJ, indicação fiscal, o ano ou anos de IPTU devido, a data de vencimento e o prazo que ele terá para a impugnação, de 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial. É desta forma que o contribuinte é legalmente notificado.

O comunicado normalmente registra ainda que o contribuinte poderá emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no site da Prefeitura de Curitiba. Quando o contribuinte é falecido, a comunicação é destinada ao espólio do falecido e seus representantes legais.

“Sabemos que nem todos acessam o Diário Oficial, por isso, a nossa recomendação é para que todos deixem atualizado o seu endereço junto à Secretaria de Finanças”, alerta o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias – IPTU, Sergio Luiz Primo. Ele destaca que o endereço de entrega da correspondência pode ser diferente da localização do imóvel.

Para abrir o protocolo e alterar os dados, basta acessar a página do Procec, escolher a opção “Finanças” (botão de fundo branco) e depois o banner “IPTU” (de fundo verde). Clique na primeira opção: “Alteração de nome e dados do contribuinte”.

Parcelamento — Desde dezembro de 2023, dívidas de IPTU inscritas na Dívida Ativa – na esfera extrajudicial (cartório de protesto) ou as que tramitam judicialmente (execução fiscal) – podem ser parceladas em até 120 vezes, a depender do valor devido. Para o IPTU, os débitos devem ter parcelas de pelo menos R$ 50. A parcela mínima para dívidas de ISS é de R$ 100.

Com o parcelamento, o contribuinte já garante a certidão positiva com efeitos de negativa junto à Prefeitura de Curitiba.