Valquir Aureliano – Ato

O número de mulheres vítimas de feminicídio caiu 17,65% no Paraná nos primeiros cinco meses de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado – de 34 para 28 registros, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Os meses de abril e maio foram os que apresentaram o menor número de vítimas, com três e quatro casos, respectivamente.

Os dados sobre o crime e informações referentes à atuação das forças de segurança para combatê-lo foram destacados, ontem, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

Apesar da redução dos números, esse tipo de crime ainda preocupa muito. Por isso a Segurança reforça o alerta para as medidas preventivas e as denúncias contra a violência. Denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima, por qualquer pessoa, pelo telefone do Disque Denúncia, o 181, ou pelo site www.181.pr.gov.br. O anonimato do denunciante é a base do Disque Denúncia 181. As denúncias garantem que os casos possam ser devidamente apurados e as vítimas sejam salvas em tempo, bem como que os agressores sejam presos.

Outro meio de denúncia é o serviço online para registrar Boletim de Ocorrência de violência doméstica e familiar contra mulher, pelo site www.policiacivil.pr.gov.br/BO, caso a vítima não consiga estar presente no local para a denúncia.

Ato

Para marcar a data estadual, na manhã desta quinta-feira (22) uma ato foi realizado na Boca Maldita, em Curitiba. O evento “Queremos Todas Vivas: um dia dedicado às mulheres que não podemos esquecer”, convocado pela vereadora Maria Letícia, alertou para a situação da mulheres e chama para o debate, especialmente apos casos notórios no Estado..

Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quatro mulheres são assassinadas por dia no país, vítimas de feminicídio.