Corpus5
Mathias Ramos Lima: 20 anos participando da elaboração dos tradicionais tapetes de Corpus Christi (Foto: Franklin de Freitas)

Cerca de 4 mil voluntários participam desde cedo da montagem de dois quilômetros dos tradicionais tapetes artesanais de Corpus Christi em Curitiba, nesta quinta-feira (30 de maio). Os fiéis são oriundos das 140 paróquias que compõem a arquidiocese, além de instituições de ensino e seminários, e estão desde às 8 horas da manhã na Avenida Cândido de Abreu, no bairro Centro Cívico, local onde durante a tarde acontece a procissão de Corpus Christi.

Entre os fiéis empenhados na montagem dos tapetes artesanais está o médico Mathias Augusto Ramos Lima. Ao Bem Paraná, ele contou que já trabalha há quase 20 anos junto de sua família na confeccção dos tapetes.

“Desde então a gente começou a se aprimorar com técnicas, com serragem, com pedrinhas. A gente foi evoluindo”, conta o médico, explicando que o trabalho para a confecção do tapete deste ano (uma imagem de Jesus Cristo) começou há cerca de duas semanas.

“A gente começou a desenhar o que seria o projeto do rosto, o que seria o projeto das cores, a pintar as pedrinhas… E hoje vim pra cá já cedo, desde 8 horas da manhã de joelho aqui para terminar esse trabalho. E espero conseguir terminar até às três da tarde”, relata o fiel. “Isso é a nossa forma de evangelizar. A arte, assim como a música… Algumas pessoas têm o dom da oratória, algumas têm o dom de cantar muito bem, e a gente tem o dom de fazer esses belos tapetes”, emenda ele.

120 mil fiéis devem participar da celebração na Capital

A Arquidiocese de Curitiba espera reunir mais de 120 mil fiéis na programação que terá momentos na Catedral de Curitiba da Praça Tiradentes, na Rua Barão do Serro Azul, na Avenida Cândido de Abreu e na Praça Nossa Senhora de Salette, entre o Centro e Centro Cívico.

Das 8h às 14h30, haverá atrações artísticas e religiosas nos dois palcos montados nas praças Tiradentes e Nossa Senhora de Salette. Serão feitas visitas a hospitais e instituições sociais, com saída às 9h.

A Santa Missa na Praça Tiradentes está prevista para acontecer às 15h. Em seguida acontecerá a procissão na Av. Cândido de Abreu, com previsão de chegada na Praça Nossa Senhora de Salette às 17h40 para a benção do Santíssimo Sacramento. Depois haverá um show de encerramento com o padre Reginaldo Manzotti e convidados.

A realização de Corpus Christi em Curitiba é uma parceria da Arquidiocese de Curitiba e da Associação Evangelizar É Preciso.

Além do motivo litúrgico, o tema também traz uma proposta de ação concreta ousada. A Campanha da Misericórdia a ser realizada no dia pretende arrecadar 10 toneladas de alimentos.

A data religiosa tem uma forte tradição na capital, que realiza as procissões desde 1721.