00153194
Concentração da manifestação será na Praça do Ciclista (Foto: Maurilio Cheli/SMCS)

Nesta sexta-feira (28) ciclistas farão uma manifestação às 19h. A concentração da manifestação será na Praça do Ciclista, na Rua São Francisco, no Centro de Curitiba. O ato é organizado pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu.

O ato fará homenagem a uma ciclista de 45 anos que foi atropelada por um caminhão neste mês de junho na Avenida Senador Salgado Filho, em Curitiba.

Curitibanos vão de bicicleta para o trabalho, escola e faculdade


A associação está realizando uma pesquisa para mapear o perfil dos ciclistas de Curitiba, Araucária, Paranaguá e Maringá. Os dados mais recentes de Curitiba, coletados em 2018, revelam que 78,6% dos ciclistas curitibanos utilizam o modal para irem ao local de trabalho e 38,8% para irem à escola ou à faculdade.

Além disso, 51,3% utilizam a bicicleta para ir às compras e 73,8%, por lazer; 80,8% utilizam o modal pelo menos cinco vezes por semana (33,2% utilizam a bike todos os sete dias da semana, 15,4%, em seis dias e 32,2%, em cinco dias). A pesquisa identificou também que a população mais jovem, com idade de até 34 anos, respondia por 64,6% dos adeptos do ciclismo na cidade.

Na pesquisa de 2018, as entrevistas apontaram que 45% dos ciclistas reclamam da falta de condições adequadas e outros 39% da falta de segurança no trânsito.