Ciclone extratropical: Curitiba tem alerta para tempestades com ventos intensos e granizo

Agência Brasil

Franklin de Freitas - Temporal da semana passada alagou ruas em Curitiba

Apesar do sol desta manhã de quinta-feira, 24 de outubro, a instabilidade do tempo, que provocou chuvas em Curitiba nesta quarta-feira, 23 de outubro, estará presente nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25 de outubro. A capital do Estado, que amanheceu com 19º de mínima, também está na rota das tempestades previstas pelo alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta manhã e é válido até ao meio-dia desta sexta-feira.

Leia mais no Bem Paraná:

O aviso do INMET chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos podem ser registrados em 373 municípios do Paraná.

Ciclone provoca chuvas no Paraná

Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esclarece que essas instabilidades são reflexo da formação do ciclone extratropical no Oceano Atlântico, que no Paraná chegam em forma de frente fria.

A previsão é de bastante calor para Curitiba, com máximas prevista de 26ºC e 28ºC para quinta e sexta-feira, segundo o Simepar. Esse aquecimento, chamado de pré frontal, acaba favorecendo a formação de tempestades com raios e granizo por conta do choque das temperaturas entre o ar quente quem circula mais abaixo e o ar frio.

Jacóbsen afirma que esse sistema irá atuar muito mais no Rio Grande do Sul. “No extremo sul gaúcho é que o impacto do ciclone é mais sentido com ventos mais constantes na região, mas no Paraná os temporais também podem vir acompanhados ou precedidos por algumas rajadas de vento de até 60, 70 km por hora.”

O grande destaque mesmo são as pancadas de chuva com muitos raios na maioria das áreas do estado. “Essa frente fria avança rápido, amanhã (sexta) já deixa o estado, mas ainda tem previsão de chuva na sexta-feira, mais para o Leste e o Norte paranaense, enquanto nas outras regiões o tempo melhora bastante”, diz.