Árvore caída na Avenida Iguaçu, na noite desta quarta (foto: Henrique Giglio / CBN / Colaboração)

O Paraná e Curitiba estão em alerta desde esta quarta-feira (12) por causa da passagem do ciclone extratropical que atinge o Sul do País. Na tarde de quarta, a Defesa Civil Municipal emitiu alerta para ventos fortes que podem se intensificar ao longo do dia. À noite, por causa dos ventos fortes e das chuvas, vários bairrso de Curitiba tiveram queda de luz e estragos.

Na Avenida Iguaçu, no Água Verde, uma árvore caiu em cima de um carro por causa das chuvas e dos ventos. Além disso, bloqueou a pista. Em Santa Felicidade, na Rua Professor Francisco Basseti Júnior, uma árvore caiu em cima da fiação de energia elétrica, derrubou tudo e deixou toda a região sem luz. No Abranches, houve quedas de luz. Além disso, na Eugênio Flor, um poste de energia caiu. A região do Tanguá também ficou no escuro. Ainda houve registros de problemas em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

No final da tarde de quarta, o interior do Estado já tinha ventos de maior intensidade, com rajadas moderadas a ocasionalmente fortes. Hoje, o destaque é para os ventos fortes que atuarão nas diversas regiões, porém, nas regiões da metade sul, as rajadas podem ultrapassar os 70 km/h.

“A intensa ventania prevista para a capital pode ocasionar destelhamentos, queda de árvores e postes de iluminação pública”, alerta o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Ribeiro.

É fundamental evitar localidades onde existam ocorrências provocadas pelas chuvas e vendavais. “O ideal, se possível, é adiar a saída de casa, a pé ou de carro. É melhor atrasar ou desmarcar um compromisso do que sair de casa em meio a situações climáticas adversas”, complementa o coordenador da Defesa Civil.

Ligue 199 ou 156
Em uma emergência ou se tiver dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil. Para retirada de árvores da via pública, o contato é a Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

No Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou para alerta vermelho as condições de tempo no Estado. Ventos muito intensos foram registrados no estado gaúcho, provocando alagamentos de destelhamentos.