Clima extremo: gestão da água no Paraná será tema de reunião de comitê de cinco bacias hidrográficas

AEN
mercedes_000

Gestão da água: Paraná terá cinco reuniões técnicas de CBHs nos próximos dias. (Dennis Ferreira Netto/Sedest)

Os cinco Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) – Rio Piquiri e Paraná 2, Rio Tibagi, Bacia Litorânea, Rio Jordão e Alto Ivaí – vão se reunir nos próximos dias para discutir temas relacionados à gestão da água no Paraná. Quatro das reuniões serão remotas, com transmissão pelo Youtube, enquanto a reunião do Comitê do Rio Tibagi ocorrerá de forma presencial, em Londrina, na região Norte.

Os encontros estão previstos no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro.

Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

RIO PIQUIRI E PARANÁ 2 – A 10ª reunião ordinária do CBH do Rio Piquiri e Paraná 2 ocorre na terça-feira (15) e terá como pauta, entre outros itens, discussões sobre os usos múltiplos na sub-bacia do Ribeirão Hong Kong, em Nova Aurora, na região Oeste, e a aprovação do plano de trabalho de 2025. A reunião será às 9h e pode ser acompanhada neste LINK.

O Comitê do Rio Piquiri e Paraná 2 contempla uma área de total de 27.229,41 km², com abrangência de 73 municípios, incluindo Cianorte, na região Noroeste do Estado, Cascavel, no Oeste, e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná.

RIO TIBAGI – Na quarta-feira (16) acontece a 42ª reunião ordinária do CBH do Rio Tibagi. A pauta inclui a discussão e revisão do regimento interno do comitê conforme determinação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná. O encontro será às 13h30, de forma presencial, na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) em Londrina, no km 375 da Rodovia Celso Garcia Cid.

Além de Londrina, o Comitê do Rio Tibagi integra outros 53 municípios, incluindo Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, Castro, nos Campos Gerais, e Apucarana, no Vale do Ivaí. A área total de abrangência é de 24.711 km².

BACIA LITORÂNEA – O CBH da Bacia Litorânea terá a 8ª Reunião Extraordinária na quinta-feira (17). O encontro discutirá a aprovação do termo de referência para contratação de plano de bacia e os resultados da expedição pela bacia litorânea. A reunião será às 14h, com transmissão por este LINK.

O CBH da Bacia Litorânea abrange 11 municípios, incluindo Matinhos e Guaratuba, no Litoral, e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

RIO JORDÃO – A 2ª Reunião Ordinária do CBH Rio Jordão será na sexta-feira (18). Entre os itens da pauta estão apresentações de estudos na área abrangida pelo comitê e uma deliberação oficializando a identidade visual do órgão. O encontro será às 9h e a população pode acompanhar a discussão neste LINK.

O Comitê do Rio Jordão abrange seis municípios: Guarapuava, Candói, Foz do Jordão, Reserva do Iguaçu, Pinhão e Inácio Martins.

ALTO IVAÍ – Por fim, na segunda-feira (21), acontece a 9ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí. No encontro serão apresentados o termo de referência para contratação do plano de bacia e o regimento interno do comitê. Será uma discussão online com início às 9h, disponível neste LINK.

O CBH Alto Ivaí abrange municípios como Pitanga, na região Central, Bom Sucesso, no Sudoeste, e Maringá, no Noroeste.