onda-de-calor-climatempo

Após recordes seguidos de frios, a quarta-feira, 14 de agosto, também marca o início de uma virada do tempo. O clima extremo em Curitiba, por exemplo, se faz presente. No mesmo dia em que amanheceu com a menor temperatura do ano, a máxima prevista para a tarde pode passar dos 20 graus. A previsão de máximas vão de 19ºC a 21ºC dependo do serviço de previsão do tempo pesquisado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu no começo desta manhã de quarta-feira, um alerta laranja para 110 municípios para baixa umidade relativa do ar. O alerta prevê umidade entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

baixa-umidade

Leia mais no Bem Paraná:

Esse aquecimento que começa já a partir da tarde desta quarta, segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, já marca o começo dessa transição e indica a aproximação de uma nova fase de calor. “A manhã desta quarta ainda deve ser fria, mas na parte da tarde a tendência já é esquentar”, diz Luengo.

A partir de quinta-feira, 15 de agosto, a temperatura começa a subir em toda a região Centro-Sul do País, conforme aponta o mapa do Climatempo abaixo:

onda-de-calor-climatempo

Massa de ar quente fecha semana de extremos

A nova massa de ar quente que está se formando na região central o que favorece a elevação das temperaturas e cria um cenário de verdadeira “gangorra” térmica em algumas regiões. A previsão é de que o ar quente e seco ganhe mais força a partir do sábado, 17 de agosto. Para sábado, as máximas previstas para o Paraná podem chegar aos 32ºC em Londrina, 35ºC em Maringá e 28ºC em Curitiba.

No entanto, a onda de calor propriamente dita deve começar oficialmente no domingo, 18 de agosto e deve durar pelo menos até o dia 22/08 no país.