sol 15 de agosto
Clima extremo: veranico promete calor, mas manhãs seguem frias; Paraná tem alerta amarelo. (Ana Ehlert)

Da geladeira para o forno. Essa frase, que explica o clima extremo dessa semana servirá ainda para os próximos dias. Isso porque, ainda que as temperaturas passem dos 30ºC no interior do Paraná, o frio estará presente ao amanhecer, com geadas e nevoeiros mais ao Sul do Estado.

No Paraná, o tempo doido, responde pelo alerta amarelo para a baixa umidade relativa do ar, emitido para esta quinta-feira, 15 de agosto. E, no mesmo dia, o registro da mínima de 0,5ºC e geada em General Carneiro, no Sul do Estado. Dois extremos em um único dia.

A baixa umidade atinge toda a metade norte do Paraná, como mostra o mapa baixo.

alerta

Leia mais no Bem Paraná:

Confira as mínimas registradas no Paraná nesta quinta-feira, 15 de agosto

Clima extremo traz amplitude térmica como fenômeno da vez

Em Curitiba, a quinta-feira, 15 de agosto, chegou com 5,9ºC e à tarde pode passar dos 23ºC, 25ºC a depender do serviço de meteorologia pesquisado. Com o veranico já no ar, os curitibanos já podem se preparar para andar com um ‘guarda-roupa’ na bolsa.

Tradicionalmente, nesta época do ano, os dias em Curitiba amanhecem mais frios e, a partir do final do manhã, os termômetros costumam apresentar temperaturas superiores a 10, 15 graus de diferença. A exemplo desta quinta: 20 graus em menos de 10 horas.

O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lizandro Jacóbsen, revela que as temperaturas abaixo dos 5 graus registradas em municípios do Centro-Sul, Campos Gerais e parte da Região Metropolitana de Curitiba provocaram geadas e nevoeiro nesta manhã de quinta-feira.

Mas o sol chegou logo nas primeiras horas da manhã, elevando as temperaturas rapidamente. “Teremos um dia bem ensolarado nesta quinta-feira, tanto que as temperaturas apresentam uma rápida elevação em todas as regiões paranaenses. Destaque para o noroeste, que o valor máximo se aproxima dos 30ºC nos termômetros”, diz.

O padrão desta quinta, segundo Jacóbsen, é a tendência também para os próximos dias. O frio vai perdendo intensidade, mas com manhãs mais amenas, especialmente entre o Centro- sul e o Leste, com mínima de 10ºC.

O meteorologista ressalta que a grande amplitude térmica será o destaque nos próximos dias. “Tanto que para o fim de semana, por exemplo, teremos temperatura em torno dos 28ºC em Curitiba e região”, prevê.

As temperaturas sobem bastante também no Oeste, Sudoeste e na faixa Norte do estado, onde estão previstas tardes com 35ºC para os próximos dias. “O tempo deve continuar muito seco, pois não há previsão de chuva até esse próximo fim de semana”, conclui.