Com 61,92% dos votos, Marcos Sunyê vence consulta para Reitor da UFPR

Chapa vencedora da consulta vai encabeçar a lista tríplice que será encaminhada ao governo federal

Redação Bem Paraná com assessoria
marcos sunye e camila fachin

Marcos Sunyê e Camila Fachin (Foto: Alex Sander)

O professor Marcos Sunyê, da chapa Movimento UFPR, venceu o segundo turno da consulta para Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 61,92% dos votos da Consulta Paritária que começou online na quarta e terminou nesta quinta-feira (18 e 19). Junto com Sunyê, a professora Camila Fachin foi escolhida vice-reitora.

A votação totalmente on-line foi iniciada a zero hora da quarta-feira e encerrada às 19 horas desta quinta, permanecendo aberta durante 43 horas.

O primeiro turno da Consulta Paritária ocorreu nos últimos dias 10 e 11. Como nenhuma das três chapas concorrentes alcançou metade mais um dos votos, as duas primeiras colocadas disputaram em segundo turno.

Em segundo lugar, ficou a chapa Avança UFPR, composta pelos professores Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues, com 38,01% dos votos. A apuração foi realizada logo após o encerramento da votação, na sala do Conselho Universitário (Coun), na Reitoria da UFPR.

Estiveram aptos a votar todos os professores, estudantes, técnicos administrativos e aposentados por meio de e-mails institucionais ou cadastrados dentro do sistema Helios Voting, plataforma digital utilizada na Consulta Paritária.

A apuração foi conduzida pela Comissão Paritária de Consulta (CPC), composta por representantes da APUFPR, Sindtest-PR e DCE-UFPR, responsável pela coordenação, organização e fiscalização da Consulta Paritária.

A CPC irá encaminhar para o Conselho Universitário (Coun) os nomes dos escolhidos pela comunidade para encabeçarem a lista tríplice que será analisada pelo Ministério da Educação e pela Casa Civil do Palácio do Planalto. Por tradição, os primeiros da lista são os indicados pelo governo federal para a Reitoria da UFPR.

A consulta pública é o processo que subsidia a atuação da Comissão Eleitoral junto ao Conselho Universitário (Coun) da UFPR. De acordo com a legislação, esse colegiado responde pela composição das listas tríplices enviadas ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação dos representantes do mandato.

O dia 27 de setembro foi a data escolhida pelo Coun para a sessão para composição das listas.