0cf Junina
Loja na Sete de Setembro preparada para as vendas de Festas Juninas (Franklin de Freitas)

Logo na primeira quinzena do mês de maio, as vitrines das lojas de decoração em Curitiba foram substituídas por artigos que anunciavam a proximidade das Festas Juninas, concorrendo com as promoções para o Dia dos Namorados. Desde então, o comércio deste segmento está aquecido.

Na Sete Embalagens, loja especializada em festas sazonais de Curitiba, o volume de compras de artigos de decorações juninas foi aumentado em torno de 40% para atender a demanda.

Ao chegar à loja, os clientes deparam-se com ambientes temáticos e ilhas de produtos típicos da época. Os mais vendidos, de acordo com o gerente de compras Daniel Bartel, são bandeiras, balões, chapéus, doces de abóbora e amendoim, tiaras e pipocas.

E a procura por produtos das festas tende a aumentar ainda mais a partir de agora, já que a programação junina começa a esquentar neste fim de semana e não para até o fim do mês. Até mesmo em julho, período de férias escolares, acontecem as “festa julinas”.

Quem for curtir os arraiás pode ficar tranquilo em relação aos preços dos quitutes, pois os produtos típicos do período junino não foram afetados pela inflação, de acordo com levantamento da Fecomércio divulgado no final de maio.

Festas
Começa neste fim de semana a temporada de festas juninas em Curitiba. Shoppings, paróquias e até bares apostam na tradicional comemoração.

O Sesc PR dá o pontapé inicial no calendário das festas juninas com o já tradicional Paraná Junino. No sábado, dia 8, com entrada gratuita, Curitiba é uma das seis cidades paranaenses que receberão programações repletas de atrações culturais para toda a família.

Em Curitiba o Paraná Junino será no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, das 12 às 19 horas.
Mas não é a única. Só neste e nos próximos fins de semana são pelo menos 12 eventos anunciados na cidade, sem falar em escolas e associações que promovem seus eventos para suas comunidades.

Os santos
As festas juninas homenageiam três santos, Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, com festas nos dias 13, 24 e 29, respectivamente.

Bolos de Santo Antônio estão à venda

As festas juninas em Curitiba também têm outro atrativo, e muito tradicional. A venda de bolo de Santo Antônio, um dos santos homenageados nas festas. Na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, a venda da fatia de bolo (que pode esconder uma imagem do santo), começou já no dia 30 de maio e segue até 13 de junho. A Paróquia Bom Jesus é uma das precursoras na venda do bolo de Santo Antônio. No ano passado foram 22 toneladas de bolo vendidas.

Entre os dias 13 e 16 de junho, a Paróquia Sagrada Família, na CIC, em Curitiba, vai vender o tradicional bolo de Santo Antônio. Além do bolo, a novidade deste ano é o “kit de café da tarde de Santo Antônio.
No dia 16 de junho (domingo), a Paróquia realizará uma tarde junina com venda de pastéis e quentão. Também haverá dança de quadrilha e um show de prêmios a partir das 14 horas.

História: Origem das festas juninas no Brasil

A origem das festas juninas no Brasil tem relação com a chegada dos europeus que trouxeram suas tradições. Muitos historiadores creditam o começo das festas juninas por aqui como uma forma de reproduzir festas pagãs que ocorriam na Europa séculos passados, ligados à chegada do verão, no meio do ano. As festas pagãs da Europa medieval foram englobadas aos rituais cristãos, e assim acabaram homenageando santos católicos — Santo Antônio, São João e São Pedro.

No Brasil as festas se popularizaram pelo interior e acabaram se associando ao homem do campo. Por isso os trajes típicos das festas juninas ganharam essa característica. As comidas típicas das festas também fazem muita referência aos pratos do interior. Atualmente, a cultura popular entrou nos grandes centros e todas as cidades promovem suas festas juninas.