fas frio
Com frio e chuva, Curitiba reforça acolhimento de pessoas em situação de rua na noite desta quinta-feira (Foto: Andre Wormsbecker / FAS)

A onda de frio e chuva que atinge Curitiba nesta terça (25) e nos próximos dias faz a Prefeitura intensificar os serviços de abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua.

A ação será na noite desta quinta-feira (27/6) e poderá continuar devido à previsão de temperaturas baixas no fim de semana. No domingo a mínima prevista pode chegar a 0°C na Capital.

image-30

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura mínima do próximo sábado (29/6) será de 5ºC.

Por causa da previsão, a Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelos serviços de acolhimento na capital, mobilizará equipes adicionais nas ruas das 18h à 1h.

Este reforço é feito sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8ºC e complementa o trabalho contínuo realizado diariamente pelas equipes da Central de Encaminhamento Social (CES), que operam 24 horas por dia.

A ação contará com o suporte de nove equipes extras nas dez regionais da cidade, para oferecer acolhimento às pessoas desabrigadas.

Risco de hipotermia é alto em dias de temperaturas muito baixas

De acordo com a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, o objetivo da ação intensificada é oferecer serviços e garantir que as pessoas aceitem o acolhimento antes das madrugadas, quando as temperaturas são mais baixas e o risco de hipotermia é maior.

“Esse trabalho é importante para proteger a população mais vulnerável durante os períodos de frio intenso, garantindo não apenas abrigo, mas também dignidade e segurança”, explica.

Animais de estimação também são acolhidos

Como acontece desde 2019, os animais de estimação também serão transportados com seus tutores. Para isso, a FAS mantém em suas kombis caixas para transportar animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento é feito em unidades que possuem canis.

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.