1078367-mca_df_abr_28.05.2017-0534
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As férias de julho são um respiro na rotina do ano, um momento para conseguir recuperar as energias e dar continuidade ao segundo semestre. Quem tem filhos pequenos precisa respirar fundo e encarar esse tempo como uma bela oportunidade.

“Sabemos o quanto é desafiador o momento de férias com crianças pequenas. Os calendários nem sempre coincidem com as férias da família e é necessário um jogo de cintura para encaixar tudo, seja com colônias de férias, espaços de brincar ou até mesmo passeios entre os vizinhos”, diz Marianna Canova, mestre em Educação e diretora do Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil. “No entanto, pensar em propostas que sejam interessantes para as crianças é sempre relevante”, lembra.


É claro que o uso sábio das oportunidades de entretenimento na internet ou televisão auxilia muito os pais. Mas o que fazer quando termina o limite de tempo recomendado para os pequenos? Abaixo, a pedagoga traz 16 sugestões de atividades para as férias de inverno em Curitiba com crianças pequenas:

O que fazer em Curitiba com crianças pequenas (sem uso de telas)

1) Museu da Vida (tem brincadeiras incríveis!)
2) Cozinhar em família: que tal cupcake com enfeites?
3) Passeio à Biblioteca Pública e ouvir contação de histórias no setor infantil
4) Visita ao Museu do Olho (dica: nas quartas a entrada é gratuita. Fique atento às oficinas!)
5) Torre da Telepar
6) Passeio Público (não perca o parquinho inclusivo e as aves!)
7) Passeio ao Corpo de Bombeiros (precisa agendar)
8) Conhecer o Bosque Reinhard Maak, no bairro Hauer (já viu os circuitos motores?)
9) Andar de bicicleta pelo Parque Barigui e observar as capivaras
10) Piquenique no Bosque do Papa
11) Visita ao Zoológico de Curitiba (tem um leão novo!)
12) Passeio no ônibus de turismo interparques
13) Museu de Ciências Naturais da UFPR
14) Jogos de tabuleiro na sala de casa
15) Montar cabanas na sala e acampar no quintal
16) Fazer massinha caseira ou slime

São poucos dias para tanta diversão!
“Quem consegue equilibrar os tempos, para que sejam férias de qualidade, constrói memórias e aprofunda relações”, enfatiza Marianna. “Procure sempre separar um tempinho em família, seja um jogo de tabuleiro, um passeio de bicicleta, conhecer um parque diferente, ou mesmo cozinhar juntos e fazer um piquenique no quintal. Podem ser coisas simples! O importante é estar junto de forma intencional. A infância acaba e é fundamental criarmos boas memórias e aproveitarmos esse tempo tão único da vida!”

Sobre a escola: O Peixinho Dourado acredita na educação infantil como um lugar de descobertas e foi a primeira escola de muitas gerações desde 1980. Com uma abordagem criativa, com foco nas investigações, experiências e no desenvolvimento de autonomia e relações, a escola e o berçário são referência nacional nas abordagens Reggio Emília e Pikler, respectivamente. Com sede no Alto da XV em Curitiba, recebe e acolhe crianças de 4 meses a 6 anos em um ambiente tão estimulante quanto seguro, com ateliês e espaços que incentivam o pertencimento e as descobertas.