Conheça cidades brasileiras onde os ipês chamam a atenção: Curitiba é uma delas

A espécie tem a floração nesta época do ano e proporciona visual que encanta

Redação Bem Paraná
5f1

Ipês amarelos começam a dominar o cenário (Franklin de Freitas)

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou em sua página nesta terça-feira (3) uma matéria chamando a atenção para a florada dos ipês nesta época do ano e as cidades onde eles se destacam. E Curitiba foi uma das mencionadas, como local onde a beleza da florada é atrativo turístico.

Essas árvores, nativas do Brasil e de algumas regiões da América do Sul, encantam pelas suas lindas flores coloridas e vibrantes, que florescerem, de uma só vez, deixando de lado os galhos aparentemente secos em questão de dias.

“Muitas cidades no Brasil aproveitam essa floração para promover eventos culturais e turísticos, dando foco para a beleza das árvores e atraindo visitantes para apreciar o espetáculo das flores. São eventos que ajudam a valorizar a cultura local, incentivam o turismo sustentável e proporcionam momentos de lazer e conexão com os atrativos naturais”, diz o material do MTUr.

Sobre Curitiba, o material destaca a presença das espécies na paisagem urbana.

“Conhecida como a “Capital Ecológica” do Brasil, a capital do Paraná tem uma forte relação com os ipês, que se destacam como um dos elementos mais encantadores da paisagem urbana da cidade.

Amplamente plantados em parques, praças, ruas e avenidas, essas árvores reforçam o compromisso da cidade com a arborização e a preservação ambiental.

A floração dos ipês em Curitiba é um convite não só às fotografias, mas às caminhadas pelos parques e ruas. Além disso, a cidade organiza eventos e atividades culturais que incentivam a população a valorizar e cuidar dessas áreas”, explica o MTur.

Em Curitiba, a espécie em floração neste momento são os ipês amarelos. Quem passa pelas ruas do Centro Cívico, Alto da XV, Mercês, Hugo Lange, entre outros, já viu as flores em plena floração.

Em Curitiba, os ipês são encontrados facilmente em três cores, roxa, amarela e branca. Os ipês roxos são os primeiros a florir, geralmente no mês de junho, seguidos pelos amarelos, em agosto e setembro, e pelos brancos, no fim de setembro.

Capital tem três espécies de ipês amarelos

Curitiba tem três as espécies de ipês amarelos que podem ser encontradas nas ruas da Capital. Para notar as diferenças, é preciso um pouco de atenção. Com a copa mais arredondada e flores que formam grandes buquês, o Handroantus albus é mais utilizado em praças.

Já o Handroanthus umbellatus, o que causa mais admiração quando floresce, tem sua copa em formato de guarda-chuva.

A mais comum na arborização viária é a não menos impressionante Handroanthus chrysotrichus. Sua copa mais fina e floração com cachos menores não interfere na circulação de veículos e pedrestres, explica o engenheiro florestal Jaime Luiz Cobalchini, do Horto Municipal da Barreirinha.

Desde o final de agosto, o amarelo ouro dos ipês vem se destacando no cenário de Curitiba. A quantidade e período de aparecimento depende também da espécie da planta.

Outras cidades conhecidas pela beleza de seus ipês.