Copel se prepara para ‘temporada’ de tempestades, que vai de outubro a abril

Empresa reforça equipes nesta época do ano, quando a ocorrência de temporais com raios e ventos fica mais comum

Redação Bem Paraná
4f1

Equipe realiza poda de árvore: prevenção para o período de chuvas (Copel)

A Copel se prepara para atender a população paranaense na chegada de uma nova estação úmida. No Paraná e em todo Sul e Sudeste do Brasil, o período compreendido entre outubro e abril do ano seguinte é marcado por aumento na incidência de temporais com raios e ventos fortes.

Para atender a população com agilidade na estação das chuvas, a Copel prepara um reforço no número de equipes e um sistema de deslocamento de profissionais para áreas atingidas por temporais.

“Nestes períodos aumentamos o nível de alerta para, caso seja necessário, incrementar até 65% no número de equipes que atuam em uma contingência”, ressalta o superintendente de Serviços Operacionais da Copel, Francis de Alencar Prado.

“Em situações emergenciais, poderemos ter mais de 500 equipes de dois ou três profissionais atuando em todo o Paraná”, complementa.

Para responder mais rapidamente aos estragos causados por temporais, cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, a companhia está concluindo o desenvolvimento de um sistema que faz uso de inteligência artificial para prever impactos de temporais no fornecimento de energia elétrica.

A aplicação combina o histórico de informações das intempéries climáticas captadas pelo Simepar com os registros de desligamentos da rede da Copel para prever, com maior exatidão, o impacto de um temporal que se aproxima. A ferramenta calcula quantos consumidores podem ser afetados e ajuda a companhia a se preparar com mais rapidez e eficiência para responder aos desligamentos causados por eventos climáticos.

De 2019 a 2023, número de temporais dobra no Paraná

Número de temporais no Paraná dobrou em quatro anos, saltando de 12 temporais em 2019 para 24 em 2023. Somente entre outubro e dezembro do ano passado, o Estado foi atingido por 15 tempestades de grandes proporções ao longo de 12 semanas.