a81t7454
Foto: José Cruz/Abr

A próxima quinta (30) é feriado de Corpus Christi. O feriado não tem data fixa no calendário porque acontece 60 dias depois da Páscoa. Mas afinal, qual o significado da data para os cristãos?

“Corpus Christi” significa em latim o “corpo de Cristo”, ou seja uma homenagem ao sacramento da eucaristia. Desta forma, o feriado é uma maneira de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou.

Leia mais

Sempre na quinta-feira?

Outra curiosidade sobre a data é que o Corpus Christi deve ser sempre em uma quinta-feira, porque a data carrega a simbologia de que a Última Ceia. Foi quando, segundo a fé cristã, Jesus disse que o pão representava o corpo e o vinho o sangue de Cristo. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade acontece o Corpus Christi.

A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. Mas não é celebrada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes.

A origem da celebração

A origem da comemoração dessa data é do século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia aconteceu após relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.

Juliana disse que durante anos teve visões e sonhos que mandavam criar uma festa para o sacramento da eucaristia. Quem primeiro ouviu seus apelos foi Roberto de Thourotte, bispo da diocese de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.

Thourotte nunca chegou a presenciar a comemoração, porque morreu antes disso. No entanto, os relatos de Juliana impactaram outra pessoa em Liége, como o arcediago Jacques Pantaleon, que oficializou a criação dessa celebração.

Um suposto milagre, em 1264 também teria influenciado a igreja a criar o dia de Corpus Christi. Um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante o retorno à Boêmia, Pedro de Praga parou em Bolsena e lá realizou o sacramento da eucaristia. Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hóstia consagrada. Ficou conhecido como Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação de Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa.

E os tapetes?

No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.