bosque gutierrez pirata zulmiro
Na imagem, Memorial Chico Mendes no Bosque Gutierres, no bairro Vista Alegre (Foto: Ricardo Almeida)

Neste sábado (29), acontece o plantio da árvore de número 500 mil, dentro do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba. O plantio será feito no Bosque Gutierrez, durante a reinauguração do espaço que foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Curitiba. A espécie escolhida foi uma araucária.

O plantio histórico e a entrega da revitalização serão feitos às 11h. O desafio das 100 Mil Árvores foi lançado em 2019 e agora chega a marca de meio milhão de árvores plantadas em 5 anos.

Outro grande atrativo será a entrega do Parque do Pirata Zulmiro, dentro do Bosque Gutierrez revitalizado. Os eventos serão feitos no início da Rua Engenheiro Rômulo Gutierrez, no bairro Vista Alegre, na entrada principal do bosque. Em caso de chuvas os eventos serão adiados.

Bosque revitalizado tem três percursos para o visitante

Além do Parque do Pirata Zulmiro, toda a área do Bosque Gutierrez foi revitalizada pela Prefeitura de Curitiba. Os investimentos foram de R$ 3,3 milhões nas intervenções.

Foram criados três percursos temáticos para os visitantes. O Caminho das Águas, representado pela cor azul, contará a história de João Carlos H. Gutierrez, das fontes e das nascentes do local em meia à várias espécies de árvores. Histórias contam que a região do bosque era a chácara do doutor Gutierrez, ilustre advogado em sua época, em 1894.

Na praça principal haverá totens informativos sobre o ciclo da água e a importância de preservá-la. Outra novidade é o percurso poético ao longo no córrego que forma três pequenos lagos e que cruza o Portal do Turbilhão.

O Caminho da Mata, representado pela cor vermelha, contará a história de Chico Mendes e sua luta para preservar as matas, árvores e os povos da floresta – indígenas e seringueiros. O Caminho do Sol, representado pela cor amarela, é o espaço todo voltado para as crianças, inspirado na história do Pirata Zulmiro, figura lendária da cidade.

O Pirata Zulmiro seria um inglês que acabou vivendo em Curitiba e aqui teria trazido seus tesouros, jamais encontrados. A saga de Zulmiro é contada em estudos e lendas na cidade.

Plantio da árvore de número 500 mil e reinauguração do Bosque Gutierrez
Data: sábado (29/6)
Horário: 11h
Local: Bosque Gutierrez (início da Rua Engenheiro Rômulo Gutierrez, Vista Alegre)