7f1
Chuva em Curitiba (Franklin de Freitas)

A primeira quinzena do mês de julho foi de muita chuva no Paraná e diversas regiões registraram chuva acima da média histórica, como foi o caso de Curitiba. Na Capital, o índice foi de 131,5 milímetros (mm), 44% a mais que a média histórica para todo o mês, que é de 90,8 mm.

Os municípios das regiões Sul e Sudoeste ficaram entre os mais afetados pelo excesso de chuva, assim como o Litoral. Já no Norte e Norte Pioneiro, as chuvas foram mais brandas.

Meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib explica que as chuvas acima da média têm ligação com um fenômeno climático específico. “Esse período chuvoso foi causado por um bloqueio atmosférico que se desenvolveu no Sul do continente por conta do tempo seco. Esse é um fenômeno que impede o deslocamento de frentes frias do Oceano Pacífico para o Atlântico, o que favorece o aumento na formação de nuvens de chuva”, destaca.

Mas, de acordo com o Simepar, uma massa de ar seco irá predominar sobre o Estado nos próximos dias, diminuindo a ocorrência de chuva e deixando as temperaturas mais elevadas. Curitiba deve ficar sem chuva na segunda quinzena de julho.

Curitiba pode ter volta do sol a partir de amanhã

O sol pode voltar a das as caras em Curitiba depois de dias seguidos de céu nublado e chuva. Para esta quarta-feira (17), a previsão é de tempo ainda encoberto, mas na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19) o sol deve predominar.

Apesar disso, as temperaturas ao amanhecer seguem baixas, e devem ficar na casa dos 9 a 10 graus. As tardes ficam amenas e as temperaturas podem ir para perto dos 20ºC.

O sábado (20) pode ter alguma nebulosidade, mas o domingo (21) fica ensolarado novamente.
A próxima semana também começa com sol, e as temperaturas se elevam um pouco.