PMPR

Duas pessoas morreram atropeladas nesta manhã de terça-feira, 24 de outubro, por locomotivas. Os dados são da Central de Comunicação da Polícia Militar do Paraná. O primeiro caso foi na rua Maestro Carlos Frank, 34, no bairro do Boqueirão, às 8h23.

Já o segundo caso foi na Rua Leonardo Gelinski, 835, no bairro Cajuru, por volta do meio-dia. A vítima tinha 79 anos.

Embriagado

O primeiro caso, de acordo com as informações da equipe que foi acionada para prestar apoio ao SAMU, a vítima estaria embriagada, segundo testemunhas.

As afirmações seriam de um senhor, vizinho da vítima identificada, que testemunhou o acontecimento e informou que o senhor era usuário de entorpecentes e estava embriagado quando foi atropelado pelo trem.

O prefixo do trem seria o C53. A polícia Científica esteve no local, peritos e IML.

A empresa Rumo, concessionária da ferrovia, informou em nota que “lamenta profundamente os dois atropelamentos que ocorreram na manhã de hoje (24) em Curitiba”. Ressaltou que no dois casos as vítimas caminhavam sobre os trilhos.

Ainda conforme a nota, os os maquinistas realizaram todos os procedimentos de emergência, mas não foi possível frear o trem nas duas ocorrências. Imediatamente, a concessionária acionou equipes de emergência para prestar socorro às vítimas.

Dicas de segurança:

Motoristas:
• Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;
• Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
• Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;
• Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Pedestres:
• Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.
• Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento;
• Nunca caminhe sobre os trilhos é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
• Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que colocam a vida em risco.