Curitiba tem alerta de tempestades com fortes ventos. Confira como fica o tempo no Paraná

Ana Ehlert
alerta laranja

Tempestades podem ocorrer (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

A quinta-feira, 10 de outubro, chegou com chuva em praticamente todo o Paraná. Em Curitiba, os termômetros não sobem muito. O dia amanheceu com 15,6ºC e à tarde não deve passar dos 19ºC. O Paraná tem alerta para tempestades, ao menos, até esta sexta-feira, 11 de outubro, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Leia mais no Bem Paraná:

Nesta quinta-feira, os índices de instabilidade seguem elevados em todo o Paraná. Segundo o serviço de meteorologia, a presença de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina favorece o desenvolvimento de áreas e linhas de instabilidade também no estado.

O dia pode registrar pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas a qualquer hora do dia, com condições favoráveis para tempestades. Conforme o site do Simepar, os maiores acumulados de chuva são previstos para as regiões noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul paranaense.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para risco de tempestades para toda a região abaixo, conforme mostra do mapa. Curitiba está entre as áreas que podem ser afetadas nesta quinta-feira. INMET publica aviso de ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Tempestades na sexta

Na sexta-feira, o tempo segue sujeito a tempestades no Paraná. Isso por conta do avanço de um sistema frontal que provoca chuvas fortes com muitas descargas atmosféricas e rajadas de vento em vários setores.

No interior as áreas e linhas de instabilidade atuam já na madrugada, enquanto no leste (RMC e litoral) o risco de temporais é maior a partir da tarde desta sexta. À noite, a estabilidade predomina na maior parte do interior paranaense.