onde calor curitiba
Reprodução Inmet

O risco de saúde para onda de calor intensa e a chegada de um sistema frontal ao Estado colocam o Paraná em alerta nesta quinta-feira, 26 de setembro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas para o Paraná e, entre eles, o de maior risco, com alerta vermelho, atinge Curitiba e praticamente toda a parte oeste do Paraná.

Leia mais no Bem Paraná:

O alerta é válido das 9h24 às 23h50 desta quinta-feira, e prevê risco à saúde com temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. A previsão para a tarde é de 32ºC para Curitiba, segundo o Inmet.

Curitiba já registrou na tarde de muito calor nesta quarta-feira (25), com os termômetros atingindo a máxima de 32,7ºC e sensação de 33ºC, segundo o site do Simepar. No interior, as máximas nesta quinta podem chegar perto dos 40ºC no Norte Pioneiro e Noroeste.

Alertas de tempestade e baixa umidade relativa do ar

Outros dois avisos para o Paraná são de alerta para tempestades. O Inmet publicou o aviso iniciando às 10 horas desta quinta com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A chuva pode atingir o oeste do Paraná indo de até Umuarama, noroeste, chegando à metade do Estado, até Guarapuava, na região centro-sul, e municípios vizinhos ao estado de Santa Catarina.

Há também alerta laranja para baixa umidade. Estão incluídas no alerta as regiões Centro-Oeste, parte dos estados do Nordeste (com exceção de Alagoas e Sergipe), nos municípios mais afastados do litoral, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar de 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde da população, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.

O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.