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(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Um estudo da Agenda Pública, organização que atua em prol do desenvolvimento sustentável e o aprimoramento dos serviços públicos do país, afirmou que Curitiba tem o melhor serviço público entre as 26 capitais brasileiras.

A cidade lidera a Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos da organização que analisa mais de 40 indicadores, como educação, saúde, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade e gestão da qualidade.


Os esforços para melhorar os serviços públicos do município, feitos pela gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, nos últimos oito anos, garantiram à capital paranaense a nota 6,72 no estudo da Agenda Pública. Na sequência, aparecem Palmas (6,54), Vitória (6,48), Campo Grande 6,23), Florianópolis (6,12) e Porto Alegre (5,67).


Nos últimos oito anos, a atual gestão tem investido na melhoria de todos os serviços, apostando em novas tecnologias, capacitação dos servidores, ampliação de serviços e infraestrutura e também em inovações para a melhoria dos processos de governança da Prefeitura.

O comprometimento dos servidores em oferecer o melhor atendimento à população também foi um dos indicadores que garantiram a Curitiba o primeiro lugar no estudo da Agência Pública.


O levantamento da Agência Pública considerou os dados oficiais mais recentes sobre diversos parâmetros e, de acordo com critérios pré-definidos, atribuiu uma nota de 0 a 10 para cada categoria em cada capital.


Essas informações objetivas foram combinadas com uma pesquisa de opinião feita em 2023 com mais de 3.000 moradores das dez maiores capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Goiânia e Belém), que avaliaram diversos aspectos dos serviços prestados pelas prefeituras de suas cidades.

A gestão Rafael Greca e Eduardo Pimentel tem investido e inovado, nos últimos oito anos, para garantir a excelência dos serviços públicos:

• 32 CMEIs inaugurados que atendem 12 mil crianças de 0 a 5 anos.
• Todas as 187 escolas municipais oferecem educação integral.
• 300 mil refeições/dia servidas diariamente nos CMEIs, CEIs e escolas.
• 11.000 crianças atendidas em escolas especiais, classes especiais, salas de recursos multifuncionais e salas de recursos de aprendizagem.
• 1 Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista/CEETEA, primeiro do Brasil.
• 32 Faróis do Saber e Inovação: espaço maker.
• 109 unidades básicas de saúde.
• 9 unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
• 1 centro especializado em Transtorno do Espectro Autista (Ambulatório Encantar).
• 2,3 milhões de usuários do aplicativo Saúde Já.
• 1,5 milhão de atendimentos por videoconsulta na Central Saúde Já.
• 26 milhões de medicamentos por mês.
• 2,1 milhões de doses de vacina por ano.
• 67 mil atendimentos por dia na rede municipal de saúde.
• 700 mil exames mensais do Laboratório Municipal.
• 110% de aumento do número de vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua: de 693 (2016) para 1.453 (2024).
• 5 Mesas Solidárias distribuíram 1,3 milhão de refeições gratuitas para moradores de rua.
• 1 FAS SOS com atendimento multissetorial 24 horas.
• 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
• 10 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
• 5 Centros de Atividades para Pessoas Idosas (Cati).
• 9.615 vagas nos cursos gratuitos dos 12 Liceus de Ofício e Inovação prioritariamente para pessoas em situação de rua.
• 5 Restaurantes Populares oferecem 5.100 refeições diárias a R$ 3 para a população de baixa renda.
• 35 Armazéns da Família atendem 1 milhão de curitibanos, com produtos em média 30% mais baratos que nos supermercados.
• 11 Sacolões da Família que comercializam hortifrútis preço único.
• 174 hortas urbanas e 2 Fazendas Urbanas.
• 3,2 milhões de passageiros/mês de Curitiba e Região Metropolitana beneficiados com Rede Integrada de Transporte.
• 1 passageiro consegue ir de Fazenda Rio Grande até Colombo, percorrendo 43 km e passando por Curitiba, pagando apenas R$ 6.
• 537 novos ônibus do transporte público.
• 69 integrações temporais ativadas (permite trocar de ônibus sem pagar uma nova passagem, desde que dentro de um determinado período de tempo).
• 22 terminais urbanos revitalizados.
• 204 estações-tubo reformadas.
• Chegada dos primeiros ônibus elétricos de Curitiba.
• 1.200 km de asfalto novo (155 km de ruas terra que foram pavimentadas).
• 2.100 profissionais da limpeza pública coletam, em média, 100 toneladas de lixo reciclável (lixo que não é lixo) e 1.500 toneladas de lixo orgânico.
• 149 milhões de m² de roçada de parques, praças e vias públicas. Equivale a mais de 18 mil campos de futebol.
• 2 horas para abrir uma empresa, com desburocratização e alvará digital.
• 3 coworking públicos (Workitibas).
• 378,7 mil pessoas atendidas gratuitamente nos 9 Espaços Empreendedor.
• 10,9 mil mulheres participantes do Empreendedora Curitibana.
• 11,5 mil MEIs capacitados gratuitamente pelo Curitiba Empreendedora.
• 14,4 mil empreendedores foram capacitados de graça pelo programa Bom Negócio.
• 132 empresas beneficiadas pelo ISS Tecnológico do Tecnoparque.
• 328 pontos de acesso ao Wifi Curitiba.
• 95% dos serviços da Prefeitura já são digitais, como Alvará On-Line.
• 600 serviços no aplicativo Curitiba App.
• 1,6 milhão de curitibanos castrados no e-cidadão: base única de dados da Prefeitura.
• 2.000 câmeras da Muralha Digital: 1.325 fixas, 515 body cams e 160 câmeras veiculares.
• 38,9 milhões de atendimentos na Central 156.
• 462% de aumento da participação do cidadão no Fala Curitiba (presencial, on-line e Fala Móvel): de 6.574 (2017) para 36.957 (2023).