Dia ensolarado e de amplitude térmica em Curitiba
Terça-feira chega com frio e sol em Curitiba (Ana Ehlert)

Em Curitiba, a terça-feira, 23 de julho, chegou com céu limpo e fria. Apesar do sol aparecer logo cedo, o dia começou com a mínima registrada foi de 7,6ºC, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). No Paraná o dia será de tempo seco e alerta de baixa umidade relativa do ar.

A expectativa para essa terça-feira é poucas mudanças em relação às temperatura registradas nesta segunda. Com isso, o dia será mais uma vez marcado pela amplitude térmica na capital. A máxima prevista para hoje é de 24ºC, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais no Bem Paraná:

Tempo seco e com calor acima da média

A temperatura em Curitiba tem ficado acima da média histórica para o período. Na segunda a máxima do dia ficou 6 graus acima da média de 18ºC registrada no inverno da Capital do Paraná. Nesta terça os termômetros devem registrar temperaturas 7 graus acima da média histórica.

Com isso, o Inmet renovou o alerta amarelo para a baixa umidade relativa do ar para a metade norte do Paraná. O aviso iniciando vale para o período das 11 horas às 19 horas desta terça, 23 de julho. A umidade relativa do ar prevista deve variar entre 30% e 20%.

alerta-amarelo-parana-umidade

O alerta amarelo vale para o Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Sul Cearense, Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Norte Pioneiro Paranaense, Sudeste Paraense, Zona da Mata, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Sul Goiano, Vale do Rio Doce, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Francisco Pernambucano, Centro-Norte Piauiense, Nordeste Mato-grossense, Sertão Paraibano, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Oeste Potiguar, Bauru, Piracicaba, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Leste Maranhense, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Centro Ocidental Paranaense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Noroeste Paranaense, Sul Maranhense, Jaguaribe, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Metropolitana de Belo Horizonte, Sudoeste Piauiense, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte Baiano, Araraquara, Oeste Paranaense, Pantanais Sul Mato-grossense, Jequitinhonha, Extremo Oeste Baiano, Centro-Sul Cearense, Noroeste Fluminense, Sul Amazonense, Norte Cearense, Noroeste Goiano, Centro Maranhense, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Sertão Pernambucano, Noroeste de Minas, Assis, Metropolitana de São Paulo, Centro-Sul Paranaense, Distrito Federal, Madeira-Guaporé, Norte Piauiense, Vale do Paraíba Paulista, Norte Fluminense, Centro Fluminense, Vale do Mucuri, Noroeste Cearense, Sul Fluminense, Centro Amazonense, Nordeste Baiano, Central Potiguar

Tempo seco e sem chuvas no Paraná

O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, afirma que apesar dos nevoeiros observados ao amanhecer, principalmente na região centro-sul, Campo Gerais e Litoral do Paraná não há mudança prevista. “Na maioria das regiões paranaenses o céu fica claro, sem nuvens ao longo do dia, e isso, acaba contribuindo para nós termos uma grande amplitude térmica, ou seja, uma diferença entre as temperaturas mínimas e as máximas”, explica.

O amanhecer desta terça, em várias cidades teve valores mínimos perto ou até mesmo abaixo dos 5 graus. “A tendência para o período da tarde é de máximas, por exemplo, na faixa de 20 até 22 graus, isso especificamente na região Centro-Sul, Campo Gerais e região metropolitana de Curitiba”, diz Braun.

No noroeste já amanheceu mais quente, com temperaturas acima dos 15 graus. À tarde, a temperatura pode superar a casa dos 30ºC no norte do Paraná.

“Essa sequência de dias de tempo mais seco, sem chuva, com umidade baixa, aumenta também a possibilidade, o risco de incêndios florestais. Isso inclusive deve, ao longo dos próximos dias, piorar essa situação até em função dessa condição de tempo seco que persiste pelo menos até a próxima sexta-feira”, diz.

A condição do tempo é de estabilidade, com tempo seco, praticamente sem nuvens, e o destaque para as temperaturas da tarde, que continuam bastante altas, principalmente no interior do estado.

Fim de semana tempo muda e chuva volta

A partir do sábado, há uma tendência do aumento da instabilidade, do retorno da chuva na região oeste, sudoeste, centro-sul, a possibilidade de chuva. As chuvas previstas devem ocorrer de forma mais pontual. “Essa condição de instabilidade sujeita à chuva persiste também para o domingo, principalmente na metade sul do Paraná e a partir de segunda-feira aí sim essa situação de instabilidade se espalha para praticamente todo o estado”, finaliza.