WhatsApp Image 2024-08-27 at 20.57.02(1)
Fotos: Divulgação

Após o desastre climático no Rio Grande do Sul que atingiu 471 cidades e resultou na morte de mais de 170 pessoas, muitas famílias se viram com perdas imensuráveis. Roque e Regina Weissheimer estavam entre essas famílias e, em maio de 2024, ainda lidavam com as perdas materiais das enchentes que devastaram sua cidade, Cruzeiro do Sul, a 120km de Porto Alegre. A história deles viralizou no Instagram, por meio de um vídeo no perfil @isthisreal, que mostrava as poucas lembranças que restaram: fotos antigas, no formato 3×4, guardadas na carteira. “Quando vi que as únicas lembranças que a família tinha eram aquelas fotos, fiquei desesperada. Eu precisava fazer algo”, conta Ana Elisa Marques, fotógrafa e restauradora curitibana. Ana Elisa, que já atua com restauração de fotos antigas desde 2022, não conseguia tirar da cabeça aquelas imagens. Eram apenas algumas fotos 3×4, amassadas e desbotadas pela ação do tempo, mas eram pedaços da história de alguém.

Leia mais

Em contato com o responsável pelo vídeo em busca de mais informações sobre aquelas pessoas e, principalmente, de acesso às imagens, conseguiu dar início a uma nova página no álbum da família Weissheimer. Com as fotos em mãos, começou o processo minucioso de restauração digital. Mas ainda faltava um ponto importante: o que fazer com o material pronto? Lendo as centenas de comentários na postagem original, Ana Elisa encontrou uma mensagem de Susan Deisi, que se identificava como sobrinha do casal.

Em contato com Susan, Ana Elisa descobriu que os tios tinham a sala cheia de retratos e fotografias de toda a família. “Só eu tinha umas três fotos minhas na estante deles. Ano passado, em setembro, a casa da minha mãe já tinha sido atingida pela enchente. Perdemos quase todas as nossas fotos. A minha intenção era fazer cópias das fotos deles, pois eles tinham um ótimo acervo, várias lembranças da minha infância. E agora, aconteceu isso com a casa deles também, e se perdeu tudo. Além dos bem materiais, nossas lembranças fotográficas se foram”, contou a sobrinha.

A distância não foi problema para fotógrafa curitibana

Uma nova ponte foi criada: apesar de morar em outra cidade, diante de tantas perdas e a possibilidade de recuperar um pouco dessa memória, Susan se prontificou em realizar a entrega das fotos restauradas pessoalmente à família, assim que fosse visitá-los.  

O desfecho aconteceu no final de julho. Ana Elisa enviou as fotos, agora em formato 13x18cm, prontas para consagrar o novo momento de vida de Roque, Regina e família. “Que vocês possam relembrar momentos bons com as pessoas que vocês amam e que carregam na carteira as fotos 3×4. Agora terão estas imagens nítidas por muito mais tempo”, dizia uma carta escrita à mão. Susan gravou a reação dos tios e, além da surpresa deles, captou o convite para a fotógrafa conhecer Cruzeiro do Sul – parece que a hospedagem está garantida!

“Desde que assisti a esse vídeo, não sosseguei até que as fotos restauradas chegassem às mãos do Roque e da Regina. E poder assistir a eles recebendo assim, do jeitinho deles, alegres, não tem preço!”, finaliza Ana Elisa.

A história completa, incluindo o processo de restauração e o momento da entrega, está registrada no Instagram da fotógrafa e pode ser vista aqui.