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Sede da Defensoria Pública em Curitiba: mutirão de serviços (Franklin de Freitas)

Um gande mutirão de atendimento ao consumidor acontece amanhã na Câmara Municipal de Curitiba. A ação oferecerá orientação jurídica em casos de problemas com produtos ou serviços contratados, cobranças indevidas e problemas com plano de saúde, entre outras demandas.

O mutirão é uma promoção da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e instituições parceiras com serviços totalmente gratuitos.

No mesmo dia, a população também poderá receber atendimento para renegociação de dívidas com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Companhia de Habitação (Cohab) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) – além de solicitação de tarifa social de água.

Além disso, será possível receber orientação para acordo em caso de superendividamento com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) Endividados do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Quem desejar registrar reclamações em relação a produtos ou serviços também contará com o serviço do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

O mutirão ocorre entre 9 horas e 16 horas, por ordem de chegada. Não há limite de senha. Para ser atendido, basta comparecer ao local com os documentos de identificação com foto, comprovante de residência e de renda.

Dívidas
Os paranaenses voltaram a se endividar no mês de julho. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostrou que houve elevação no percentual de famílias endividadas no estado, que passaram de 89,6% em junho para 90,5% em julho.

A inadimplência subiu um pouco também, ao sair de 13,2% em junho para 13,8% em julho. As famílias sem condições de pagar o que devem correspondiam a 4,1%, enquanto em junho eram 3,8%.