nevoeiro
Nevoeiros estão previstos para a parte sul do Estado (Foto: Mario Akira)

O sol prevaleceu na maior parte do Paraná neste domingo (29), com as temperaturas mais altas sendo registradas no Oeste e Norte, com marcas acima dos 34°C em algumas áreas. Na região do Litoral, ainda persistiu alguma nebulosidade baixa. Nos próximos dias podem ocorrer nevoeiros.

Na segunda-feira (30), o tempo continua estável sobre o Paraná. As condições atmosféricas, porém, seguem favoráveis para a formação de nevoeiros no amanhecer entre o centro-sul, Campos Gerais e Grande Curitiba.

O sol deve predominar na maioria das regiões paranaenses e faz calor em muitas cidades, mas no litoral permanece com mais nuvens e temperaturas amenas. No interior, a umidade relativa do ar mantém-se mais baixa no período de maior aquecimento. Destaque para as temperaturas entre o oeste, noroeste e o norte do estado, que ultrapassam os 35°C.

Nevoeiros e risco de incêndios florestais

Além dos nevoeiros, o risco de incêndio, próximas 24 horas, fica entre alto e médio na maior parte do Estado. Do Oeste ao Centro-Sul o risco é laranja, que indica risco alto para ocorrências. Na parte Norte e Sul, além do Litoral, é amarelo, risco médio.

Apenas uma pequena fração no Oeste e Norte Pioneiro tem alerta vermelho, de risco muito alto. Veja abaixo no mapa do Simepar:

mapa de risco incendio
Mapa de risco para incêndios (Reprodução/Simepar)

Próximos dias

O tempo em Curitiba vai ter a cara de Curitiba nos próximos dias. Como já diz o dito popular, a cidade vai ter altos e baixos nas condições do tempo, uma verdadeira gangorra entre o fim de setembro e início de outubro.

A capital vai oscilar altas e baixas temperaturas, assim como dias de sol e outros de chuva e até nevoeiros. Se o fim de semana foi ameno, na próxima terça (1°) a máxima pode ir até acima dos 30°C.

Segundo a previsão do Simepar, pode chover a partir de quarta (2) e resfriar de novo na quinta (3).

Depois volta a fazer calor no fim de semana de eleição para volta a esfriar na semana seguinte, com máximas que ficam abaixo dos 20°C.