29/07/2021 – Imagens frio em Curitiba Foto Gilson Abreu/AEN
(Gilson Abreu/AEN)

Os dias de frio extremo passaram no Paraná, e agora o que vem pela frente é um “veranico de inverno”. A partir da sexta-feira (16) as temperaturas máximas ficam altas e podem atingir os 27ºC em Curitiba, mas no interior já deve alcançar os 30ºC nesta tarde de quinta-feira (15). As mínimas também se elevam e ficam entre 12 e 15 graus. No fim de semana o sol brilha forte em todas as regiões e faz muito calor. No domingo, o Norte e Noroeste podem chegar ou até mesmo passar dos 35ºC.

Leia mais

Em Curitiba durante o veranico máxima flerta com os 30ºC no sábado (17) e domingo (18).

Como fica o tempo nesta quinta (15) em Curitiba

Nesta quinta (15), a temperatura máxima na capital paranaense chega a 23 graus, mas o dia amanhece frio ainda, com 6 graus, segundo o Simepar. Ainda há condição para geadas fracas entre o centro-sul e os Campos Gerais. Na Grande Curitiba há possibilidade maior para formação de nevoeiros.

Efeitos do “veranico de inverno” no corpo

Os dias de muito frio seguidos por outros de muito calor têm sido comuns desde o outono de 2024 no Paraná. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta sobre essa oscilação nas temperaturas e orienta como manter o corpo mais protegido e saudável.

Além do desconforto que sentimos na pele, essas quedas ou altas bruscas nos termômetros durante o veranico de inverno podem favorecer o aparecimento de infecções respiratórias e de crises alérgicas, afetar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, assim como desencadear a baixa imunidade.

As vias aéreas costumam dar sinal de alerta, causando uma crise de asma em quem já tem o diagnóstico, com tosse, falta de ar, chiado no peito, entre outros sintomas. Resfriados e gripes também são comuns.

As recomendações dos profissionais de saúde da Sesa são dirigidas à população em geral, mas crianças e idosos devem ter atenção redobrada nesse cenário. Dentre elas estão evitar ambientes com aglomerações de pessoas, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.