Milhares de pessoas participam do desfile de 7 de setembro em Curitiba
Desfile percorre a Cândido de Abreu em uma extensão de 1.300 metros (Gabriel Rosa/AEN)

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, no Centro Cívico, em Curitiba, tem início marcado para as 9 horas neste sábado (7). Cerca de 6.200 pessoas, entre civis e militares, desfilam pela Avenida Cândido de Abreu, saindo do Palácio Iguaçu com destino à Praça 19 de Dezembro, em um percurso de 1,3 quilômetro.

Outras milhares de pessoas devem acompanhar os desfile no entorno do trajeto e nas arquibancadas que estão em montagem na avenida nesta semana.

Centenas de veículos e blindados das Forças Armadas e forças de segurança do Estado e do município participam da parada. Também haverá um sobrevoo de quatro aeronaves ao final do desfile

O desfile será encerrado com um grupamento de cavalos composto por integrantes do Clube do Cavalo do Paraná, da Polícia Militar e do Colégio Militar de Curitiba, além de quatro aeronaves do Governo do Estado.

Bloqueios a partir das 6 horas

O desfile vai provocar bloqueios na região do Centro Cívico já a partir das 6h de sábado até o término do evento. Serão 23 pontos de bloqueio e nove barreiras.

Os bloqueios envolvem as ruas Deputado Mário de Barros, José Sabóia Cortês, Albano Reis, Vieira dos Santos, São Sebastião, Francisco de Paula Guimarães, Ricardo Lemos, Manoel Eufrásio, Moysés Marcondes e Eurípedes Garcez do Nascimento, Presidente Carlos Cavalcanti, Paula Gomes, Inácio Lustosa, Barão de Antonina, Senador Xavier da Silva e Luiz Leão, Lysimaco Ferreira da Costa, Aristides Teixeira, entre outras.

Missas e bolo celebram a Padroeira de Curitiba

A Catedral Metropolitana de Curitiba está com uma extensa programação para celebrar a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Desde 30 de agosto acontece a novena em honra à Padroeira.

Nesta sexta-feira (6), uma missa das 12h será especialmente dedicada ao aniversário de dedicação da Catedral. No sábado (7), missa das 15h terá como principal intenção os idosos e enfermos, com a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos.

No domingo (8) será marcado por uma programação especial, com atividades durante todo o dia, culminando com a missa de encerramento às 17h30.

Durante todo o período de festividades, estarão à venda o tradicional bolo de Nossa Senhora da Luz, com medalhinhas, e uma rifa em prol da manutenção da Catedral.

A imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, fica no alto de uma coluna na confluência das ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Travessa Nestor de Castro.

Grito dos excluídos

No sábado, ainda acontece o 30º Grito dos Excluídos e das Excluídas em Curitiba. Diferente de outros anos, o grito de 2024 vai acontecer na região central da Capital.

Com início às 8h na Praça Garibaldi, em frente à Igreja do Rosário (Paróquia Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem). A partir de lá, os participantes seguirão em caminhada até a Catedral Basílica de Curitiba, localizada próxima à Praça Tiradentes.

Estão juntos neste movimento as pastorais sociais da Arquidiocese de Curitiba, movimentos sociais, sindicatos, associações, moradores da região, num claro objetivo de denunciar exclusão social, visando sempre a dignidade humana.

Mesmo com feriado sem emenda, BR-277 deve ter movimento acima do normal para o Litoral

O primeiro feriado do segundo semestre de 2024, neste sábado (Independência do Brasil) e domingo (Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba), não tem emenda.

Contudo, a EPR Litoral Pioneiro espera um movimento acima do normal nas rodovias que ligam o Litoral do Paraná e o Norte Pioneiro. A estimativa é que o fluxo fique alto, acima de 2 mil carros por hora, no final da tarde e no início da noite de sexta-feira, assim como na manhã de sábado, principalmente na BR-277 em direção às praias do Litoral paranaense.

Já no domingo, a movimentação será intensa a partir das 15h até às 21h, também na BR-277, quando serão registrados picos acima de 2 mil veículos por hora no sentido Curitiba. Este período deve ser evitado para garantir uma viagem mais tranquila, recomenda a concessionária.

Folga e tempo bom
Segundo a EPR Litoral Pioneiro, essa estimativa leva em consideração dois fatores: o primeiro é que muitos trabalhadores estarão de folga no sábado por ser feriado nacional, e o segundo é que a previsão do tempo aponta para um fim de semana de calor em todo o Estado, o que deve atrair mais movimentação para as estradas.

“Para atender à demanda, estamos reforçando nossas equipes operacionais. Veículos como guinchos, ambulâncias e rotas de inspeção, estarão disponíveis para o atendimento nesses dias, bem como profissionais extras na praça de pedágio de São José dos Pinhais, onde é aguardado o maior movimento”, destaca o gerente de operações da EPR Litoral Pioneiro, Fernando Milléo.

Para agilizar a passagem dos motoristas na praça de São José dos Pinhais, tanto na ida quanto na volta, a EPR Litoral Pioneiro está realizando uma série de modificações em suas pistas, permitindo maior versatilidade e fluidez nos horários de pico.

Dessa forma, a concessionária terá duas pistas automáticas exclusivas para quem possui TAG instalada no veículo. Também haverá mais uma pista para pagamento em dinheiro ou cartão em ambos os sentidos, conforme a necessidade e o movimento.

Outras rodovias
Movimento mais intenso também devem ser registrados em trechos das BRs 116 e 376, que cortam a Grande Curitiba, que ligam a região com São Paulo e Santa Catarina.

A BR-376, entre Curitiba e Santa Catarina, também deve ser outra a ter movimento intenso, ainda mais com a previsão de tempo bom no fim de semana.