setesetembro
Desfile do Sete de Setembro em Curitiba: Capital terá semana repleta de celebrações (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Curitiba tem uma semana repleta de celebrações pela frente. Além da Independência do Brasil, comemorada no 7 de setembro, a Capital também festeja a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Com isso, novenas diárias, o Grito dos Excluídos e também o tradicional desfile cívico-militar da Independência agitarão a cidade nos próximos dias. Ontem, inclusive, uma cerimônia foi realizada no Palácio Iguaçu, com o acendimento da Pira com Fogo Simbólico da Pátria marcando o início da chamada Semana da Pátria. Alunos da rede estadual, forças de segurança do Estado e integrantes da Marinha e da Força Aérea participaram do evento no Centro Cívico.

A Independência do Brasil foi um processo histórico ocorrido entre 1821 e 1825 que marcou a separação entre o então Reino do Brasil e o Reino de Portugal e Algarves. Oficialmente, a data comemorada como sendo a da Independência é o 7 de setembro de 1822. Nesse dia, Dom Pedro (que pouco tempo depois viria a ser aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil) proclamou o Grito do Ipiranga, às margens do riacho Ipiranga, na cidade de São Paulo. Na ocasião, prometeu dar ao Brasil a liberdade. “Brasileiros, a nossa divisa, de hoje em diante, será: Independência ou morte!”, teria sentenciado na ocasião Dom Pedro.

Já a celebração da Padroeira curitibana teve início no dia 30 de agosto (última sexta-feira) e seguirá até o domingo (8 de setembro).

Conta a história que na segunda metade do século XVII foi encontrada uma pequena povoação no sítio dos Pinhais, onde em 1659 seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz e também onde os penetradores do sertão ergueram uma ermida à Senhora da Luz. Com o passar do tempo, notaram que a imagem da Virgem tinha sempre os olhos voltados para os campos aos quais os índios chamavam de Curitiba. Resolveram, então, conquistar o local, que era habitado por indígenas de etnias caingangues. Os índios, no entanto, concordaram em ceder amigavelmente o terreno aos desbravadores, com o cacique Gralha Branca (ou Araxó) enterrando sua vara (símbolo do mando) no local onde viria a ser a praça central da futura cidade, onde hoje fica a Praça Tiradentes.

Semana da Pátria já começou no Paraná

A largada na Semana da Pátria foi dada ontem, em evento no Palácio Iguaçu que contou com a participação do vice-governador Darci Piana e do comandante da 5º Divisão de Exército, general de divisão Ricardo José Nigri. Na ocasião houve o acendimento da Pira com Fogo Simbólico da Pátria – que teve sua chama iniciada em Brasília, no Distrito Federal, e foi distribuída para todo o território nacional. O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937 e representa a esperança, a fé e a força do povo brasileiro, que se renovam a cada ano, com a manutenção da independência e soberania nacional.

O veterano da Polícia Militar do Paraná e integrante da Liga da Defesa Nacional, coronel Nilson Luiz Salata, realizou o acendimento da Pira. O fogo permanecerá aceso até o dia 7 de setembro, mesmo dia em que ocorrerá o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro da Capital. A solenidade, realizada na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será promovida pela 5ª Divisão de Exército Brasileiro e pelo Governo do Paraná e contará com a participação de quase 5 mil pessoas – entre civis e militares –, a pé e em viaturas. Forças de segurança do Paraná e alunos da rede estadual de ensino deverão participar do desfile, que deve ter início às 9 horas.

Celebração da Padroeira de Curitiba

A Catedral Metropolitana de Curitiba, por sua vez, apresenta uma programação extensa para celebrar a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Até 7 de setembro, a novena em honra à Padroeira será realizada durante os horários habituais das missas: de segunda a sexta-feira às 12h e 17h30, aos sábados às 12h e 15h, e aos domingos às 8h30, 10h e 17h30. Já na sexta-feira (dia 6), a missa das 12h será especialmente dedicada ao aniversário de dedicação da Catedral.

No sábado (7 de setembro), a missa das 15 horas terá como principal intenção os idosos e enfermos, com a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. No mesmo dia, a partir das 8 horas, ocorre o 30º Grito dos Excluídos e das Excluídas, que seguirá da Praça Garibaldi (em frente à Igreja do Rosário) até a Catedral Basílica de Curitiba (localizada próxima à Praça Tiradentes). Com o slogan “Vida em Primeiro Lugar” e o lema provocativo “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”, o evento busca promover uma reflexão e incentivar a escuta para que, juntos, possamos responder a essa questão e encontrar soluções para eliminar todas as formas de exclusão e violência.

Finalmente, o dia 8 de setembro (domingo) será marcado por uma programação especial, com atividades durante todo o dia, culminando com a missa de encerramento às 17h30. Além disso, durante todo o período de festividades, estarão à venda o tradicional bolo de Nossa Senhora da Luz, com medalhinhas, e uma rifa em prol da manutenção da Catedral.

Maior encontro de automóveis Volkswagen ocorre na Capital

Além das festividades oficiais, no final de semana (7 e 8 de setembro) Curitiba também receberá o VAG Nation Brasil, um dos maiores eventos do mundo dedicados à cultura automobilística. Exposição de carros, atrações musicais e gastronomia são alguns dos atrativos da festividade, que está em sua quarta edição e vai ocupar o Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade. Ao todo, mais de 400 veículos serão expostos, apresentando tanto modelos clássicos como modernos e customizados de renomadas marcas do grupo Volkswagen (como Porsche, Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini e outros). Haverá também um Espaço Kids especial.

Os ingressos para participar do evento custam a partir de R$ 15 e estão sendo vendidos pelo site MeuIPay (www.meuipay.com.br). Entre as atrações musicais, estão bandas da cidade como Os Caras do Charlie Brown, Linkin Park Brasil Cover, Raimundeira, Mamonas Assassinas Cover, Maxine e Gallo Jack Show, além do Garagem Jam Session. Na parte gastronômica, choripan, hamburguer, biche ancho na parrilla, porção de costela desossada, espetinhos, pastéis e pizzas (além de opções de sobremesa) são os destaques. Isso, é claro, sem falar na presença da Way Beer, que apresentará uma edição inédita do rótulo IPA LOKA, uma cerveja equilibrada com teor alcoólico de 6,5% e 68 de IBU.

Neste ano, feriado vai ser sem folga

Tradicionalmente, os dias 7 e 8 de setembro é de feriado em Curitiba. Isso porque o Dia da Independência (7) é feriado nacional, enquanto o Dia da Padroeira (8) é feriado municipal. Neste ano, contudo, as duas datas acabaram caindo num sábado e num domingo, respectivamente. Ou seja, não haverá folga extra por conta das celebrações para a maioria dos curitibanos.

O restante do ano, inclusive, deve seguir na mesma toada. Em outubro, por exemplo, tem o feriado do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida (também Dia das Crianças). Mas a data (12/10) cairá num sábado. Em novembro, há o Finados (dia 2), também num sábado. E o Dia da Proclamação da República (dia 15), esse sim num dia de semana (sexta-feira), o que emenda para um fim de semana de três dias. Depois disso, apenas o Natal, que neste ano cai numa quarta-feira, na verdade o pior dia para emendar, já que bem no meio da semana, fica mais difícil cabular dias antes ou depois.