A Fundação Nacional da Saúde (Funasa) promove hoje, em todas as capitais dos 26 estados brasileiros, o Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue. Em Curitiba, as atividades estão marcadas para o auditório da Funasa, na Rua Cândido Lopes, a partir das 9 horas, com a presença de servidores da saúde do município e do Estado. Logo após o encontro na Superintendência Estadual da Funasa, os agentes de saúde saem às ruas centrais para um mutirão, quando será distribuido material informativo para a população, reforçando os cuidados que devem ser tomados para evitar o mosquito transmissor (Aedes aegypti).
A campanha de mobilização irá contar com a colaboração dos representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), respectivos de cada Estado. O evento irá também firmar o início do convênio de resíduos sólidos, abastecimento de água e catadores, tendo a assinatura de um documento pactuando o compromisso dos catadores de materiais recicláveis a colaborar no combate da dengue, conforme nota divulgada pela assessoria da Funasa.

Além disso, contando também com a parceria da Federação Paranaense de Futebol e dos times da capital, faixas estarão divulgando a importância de ações de combate à dengue nos próximos jogos do Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube. Boletim divulgado na segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde mostrou que neste ano já são 582 casos confirmados da doença, com quatro mortes suspeitas em investigação, todas na região Norte do Estado.