Foto: Ana Tigrinho/AEN
Geada no Paraná, em Campo Largo, em 2021 (Foto: Ana Tigrinho)

Após dias de sol e altas temperaturas no Paraná, com termômetros registrando 30ºC no Noroeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de geada para parte do estado. O aviso é válido para esta quinta-feira (25). Além do alerta de geada, algumas regiões do Paraná estão sob risco de incêndios ambientais e baixa umidade do ar.

De acordo com o Inmet, o risco de perda de plantações é leve. A temperatura mínima nas regiões afetadas deve ser de até 3ºC.

Áreas afetadas pela geada

No Paraná, as áreas afetadas pelo alerta amarelo de geada são o Sudeste e o Centro-Sul. Os municípios que estão sob risco de geada são: Bituruna, Coronel Domingos Soares, Cruz Machado, General Carneiro, Inácio Martins, Mallet, Palmas, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Pinheiro Preto, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Perigo potencial com baixa umidade do ar

A baixa umidade relativa do ar segue atuando em boa parte do País e atinge também o Paraná nesta quarta-feira (24). Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra uma extensa área em alerta amarelo (perigo potencial) e alerta laranja (perigo) para a baixa umidade.

No Paraná, uma grande área que vai do Norte ao Centro-Sul do Estado está dentro da faixa de alerta amarelo, quando o índice de umidade cai para 30% a 20%. São índices preocupantes mas que ainda não afetam drasticamente a saúde. Na quinta-feira (25) o Paraná segue em alerta amarelo.

Incêndios ambientais

Metade do Paraná está pintado de vermelho no mapa de risco para incêndios ambientais nesta quarta-feira (24). O índice em vermelho significa risco muito alto para as ocorrências de incêndios. O risco muito alto abrange toda a faixa Norte/Noroeste e parte do Centro. O dado é do Simepar.

A outra metade não está muito melhor, e tem risco laranja, a segunda mais séria na escala, e representa o risco alto para os incêndios.