Dicas de segurança para dirigir em dias de chuva e evitar acidentes

Redação Bem Paraná com assessoria

Dicas para dirigir em dias de chuva.(Arquivo Bem Paraná)

As fortes chuvas que vêm assolando principalmente as regiões Sudeste e Sul do País representam perigo e exigem atenção redobrada dos motoristas. Por isso, o Bem Paraná elaborou algumas dicas para dirigir em dias de chuva com segurança. Entre os principais fatores de risco que a chuva traz estão a baixa aderência, baixa visibilidade e alagamentos.
 
Baixa aderência

O asfalto molhado reduz o atrito entre os pneus e o solo, reduzindo a capacidade do veículo de frear, acelerar, fazer curvas e realizar manobras de emergência. Por conta disso, o motorista deve se preparar para antecipar seus movimentos, redobrando a atenção.

Além disso, a combinação de fatores como a condição da pista, o estado dos pneus e a velocidade do carro pode facilitar a aquaplanagem, quando os pneus perdem completamente o contato com o solo, complementa.

As dicas abaixo podem minimizar bastante o risco de acidentes ao trafegar com pista molhada:

 Baixa visibilidade

 As nuvens carregadas de chuva reduzem a luminosidade externa e a água da chuva altera as condições de visibilidade ao cair no para-brisa e no piso. As recomendações abaixo podem ser úteis para reduzir riscos nessas condições:

Alagamentos

Transpor trechos alagados é uma ação arriscada e que pode trazer sérias consequências, não somente pela profundidade e correnteza da água, mas também pela eventual presença de obstáculos submersos como bueiros abertos, pedras e troncos. O ideal é evitar rotas alagadas ou que historicamente apresentam problemas de enchente. Durante ou após chuvas fortes, busque informações na internet ou pelo rádio para traçar seu caminho de forma a evitar alagamentos.

As dicas abaixo podem tornar a transposição de um trecho alagado menos perigosa: