agenda ufpr leminski
Agenda 2025 UFPR: para Leminski (Foto: Marcos Solivan)

A Editora UFPR lançou na quinta-feira (5) passada a sempre esperada Agenda 2025 com homenagem. A edição deste ano tem como tema o poeta curitibano Paulo Leminski. O lançamento aconteceu durante a Feira do Livro Editora UFPR e contou com a presença de Aurea Alice Leminski, uma das filhas do artista e presidenta do Instituto Paulo Leminski.

A agenda conta com poemas e fotografias de Leminski distribuídas ao longo de suas páginas, celebrando a vida e obra dele que foi poeta, escritor, tradutor, compositor, jornalista, publicitário e professor. Possui capa dura, sem pauta, timbrada com divisão semanal, espaço para anotações, listas de tarefas e compromissos, em uma estética elegante e minimalista.

Aurea Leminski conta que recebeu o convite da UFPR por meio do reitor Ricardo Marcelo Fonseca para participar da confecção da agenda. Nos últimos meses, a universidade, a Editora UFPR e o instituto que cuida do legado do artista trabalharam em conjunto e a escolha de fotos, escritos e projeto gráfico resultou em um material que representou a imagem de Leminski, como explica Aurea.

“Tem essa textura da capa que lembra um papel amassado, uma coisa retrabalhada, e ele às vezes fazia uma anotação que acabava sempre guardando para depois poder resgatar”, afirma. “E as fotos, apesar de não conseguirmos mais encontrar fotografias dele inéditas, do jeito que foram trabalhadas na agenda dá uma sensação de novo”.

Em seu discurso no lançamento, o coordenador da Editora UFPR, Rafael Faraco Benthien, afirmou que a Agenda 2025 é uma forma de eternizar Leminski e inseri-lo no cotidiano da UFPR.

“O que vocês têm em mãos é a celebração do Paulo Leminski, celebração da universidade, e esse convite para que vocês, junto com a UFPR e com o Paulo, possam pensar e viver o cotidiano com mais poesia e com mais ciência, que é o mote dessa Feira do Livro”, disse.

Agenda: a relação de Leminski com a UFPR

Ícone da cultura curitibana, Leminski “respirava a UFPR”, nas palavras da filha Aurea. O poeta chegou a cursar Letras e Direito na instituição e não concluiu, mas fez parte da comunidade da universidade de várias outras formas – seja no campo acadêmico ou cultural, como quando esteve no show na Reitoria da banda de rock “A Chave”, precursora da banda “Blindagem” e que tinha Leminski como um dos compositores.

“Também teve aulas, palestras que ele deu, lançamento de livro… sempre de algum jeito Leminski acabava estando inserido dentro desse universo acadêmico da UFPR, convivendo com amigos, professores e alunos. E ele também foi professor de cursinho, ou seja, ele ajudou muita gente a entrar nessa instituição”, relembra Aurea.

O reitor Ricardo Marcelo contou que chegou a ver Leminski pelas ruas de Curitiba durante seu período de aluno de Direito na UFPR. Para o reitor, a Agenda 2025 representa um legado e um orgulho que o poeta deixou aos curitibanos e brasileiros.

“Eu acho maravilhoso que, nesse ano dos 80 anos de Leminski, a Universidade Federal do Paraná faça sua parte com essa lindíssima agenda, algo que temos que se orgulhar muito. Esse ano é da celebração, dos 80 anos, mas Leminski está maior ano a ano. Ele vai estar sempre presente na nossa cultura e na universidade”.

Primeira diretora da Editora UFPR relembra colaboração de Leminski
Mês a mês, a Agenda 2025 da Editora UFPR relembra fotografias e escritos de Paulo Leminski. Entre eles está, no mês de outubro, um poema sobre as crianças, relembrado pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Mayara Elita Braz Carneiro no discurso de lançamento.

Nesta vida

pode-se aprender três coisas de uma criança:

estar sempre alegre,

nunca ficar inativo

e chorar com força por tudo o que se quer.

E ao final da agenda, uma surpresa: o parecer que Lemisnki escreveu pedindo para a Editora UFPR editar o livro O Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno.

A professora Leilah Santiago Bufrem, uma das fundadoras e primeira diretora da Editora UFPR, relembrou como recebeu o parecer enviado por Lemisnki. O livro em questão narra a vida do autor em manicômios de Curitiba e do Rio de Janeiro.

“O autor narra tão bem no livro, que o Paulo Leminski que foi um dos avaliadores, dos pareceristas. No mesmo dia que ele levou o livro, eu li na madrugada e vi que merecia ser publicado, seja como for”, conta. “Leminski deu um parecer muito bom que o livro deveria não só ser publicado, mas publicado exatamente como ele estava, manuscrito, em edição fac-similar”.

Leilah Santiago Bufrem. Foto: Marcos Solivan
O fac-símile não foi possível, mas o livro foi publicado e foi um dos primeiros trabalhos da Editora UFPR, marcado pela colaboração de Paulo Leminski, homenageado pela editora na Agenda 2025.

Onde comprar a Agenda 2025 da UFPR?

  • No site e na loja física da Editora UFPR, localizada na Rua General Carneiro, 460 – Centro de Curitiba. Térreo do Edifício Dom Pedro I, na Reitoria. 
  • A Editora UFPR também realizou o lançamento do livro “Quatro Clics em Paulo Leminski”, de Rafael Fava Belúzio, que possibilita uma imersão ainda maior na obra do poeta.