debate ufpr reitoria
As três chapas concorrentes (Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom/UFPR)

Na última sexta-feira (23), aconteceu o primeiro debate entre os candidatos à eleição de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As três chapas apresentaram suas propostas no Auditório do Prédio do Setor de Tecnologia, no campus Centro Politécnico, em Curitiba.

A Comissão Paritária de Consulta (CPC) é a responsável pela consulta pública e organiza os debates entre as chapas concorrentes. Outros dois debates estão previstos para acontecer nos dias 29 de agosto, em Palotina, e 5 de setembro, em Curitiba. Todos estão previstos com transmissão ao vivo nos canais do youtube Eventos UFPR TV e da CPC.

O pleito está marcado para 10 e 11 de setembro (primeiro turno). Caso seja necessário, um segundo turno será realizado em 18 e 19 de setembro. Os números das chapas são:

  • Chapa 1 – “UFPR Conexões Para o Futuro” (Graciela Muniz e Alexandre Trovon)
  • Chapa 2 – “Avança UFPR” (Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues)
  • Chapa 3 – “Movimento UFPR” (Marcos Sunyê e Camila Fachin)

Debate entre as chapas

Organizado pela CPC, o debate durou cerca de três horas e foi transmitido pelo YouTube nos canais da comissão e de Eventos da UFPR TV. Os candidatos puderam apresentar suas propostas sobre temas apresentados pela comunidade da UFPR, como explicou a presidente da CPC, Andréa Stinghen.

“Nós estamos aqui para fazer esse debate com as três chapas inscritas. São seis blocos compostos de perguntas e respostas, tanto da comunidade que está no formato virtual, quanto de quem está aqui presente”, afirmou.

As chapas discorreram sobre temas como políticas de cotas e de permanência estudantil, restaurante universitário, multicampia, cultura e esporte. Além de responder as questões de alunos, professores e técnicos-administrativos, os candidatos fizeram perguntas aos concorrentes.

De acordo com Andréa Stinghen, como três chapas concorrem ao pleito, a votação ocorrerá em dois dias – tanto no primeiro quanto no segundo turno.

“A votação em dois dias tem objetivo de ser amplamente democrática, para todos aqueles trabalhadores da Universidade Federal do Paraná que, se não conseguiram votar em um dia porque estava complicado no trabalho, podem votar no outro”, explicou.

O primeiro turno está marcado para 10 e 11 de setembro. Caso nenhuma chapa tenha 50% dos votos mais 1, a consulta terá um segundo turno em 18 e 19 de setembro.

“Posteriormente a esses dois turnos, se for o caso, a comissão entrega ao Conselho Universitário esse resultado. O conselho estabeleceu a data limite de 27 de setembro para remeter o resultado ao governo federal, para que seja nomeado ou novo reitor ou reitora da Universidade Federal do Paraná”, disse Andréa Stinghen.