COLEGIO ESTADUAL DO PARANA
Rede Estadual do Paraná retoma as aulas nesta quarta-feira (Franklin de Freitas)

Em Curitiba, a semana marca a volta às aulas de 300 mil estudantes. Nesta quarta-feira, 24 de julho, os 2.104 colégios da rede estadual de ensino recebem cerca de 1 milhão de estudantes para a retomada do segundo semestre do ano letivo em todo o Paraná. Só em Curitiba, são cerca de 120 mil alunos em 153 instituições de ensino da rede estadual.

A rede municipal de Curitiba retomou às aulas nesta terça-feira (23). São mais de 150 mil estudantes. Nesta quarta, algumas escolas particulares da Capital também iniciam o segundo semestre das aulas.

Leia mais no Bem Paraná:


Na rede estadual, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, estará nesta quarta, às 7 horas, no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, em Curitiba, para a abertura do 2º semestre de 2024 do ano letivo da rede estadual de ensino do Estado.

O calendário do segundo semestre deve ser retomado por outras escolas da rede particular até a próxima semana.

Volta às aula e trânsito

Essa volta às aula costuma refletir no trânsito que, nos horários de pico, fica bastante intenso. Costumeiramente, há um incremento de 30% no fluxo de veículos nos horários de entrada e saída das escolas.

Também tradicionalmente, na volta às aulas ações de trânsito são realizadas para orientar pais de alunos sobre a segurança viária, especialmente no embarque e desembarque próximo às escolas.

Segundo levantamento da ONG Criança Segura, baseado em dados do Datasus, os sinistros de trânsito são a principal causa de morte “acidental” de crianças e adolescentes com idades de cinco a 14 anos no Brasil.

Volta às aulas na rede estadual

Para dar o pontapé inicial no segundo semestre das aulas da rede estadual, diretores, professores, equipes pedagógicas e colaboradores das escolas estaduais, participaram entre segunda e terça-feira, do período de Estudo e Planejamento da rede de ensino.

O evento é realizado periodicamente, com objetivo de passar as diretrizes educacionais, estabelecer as metas de aprendizagem e integrar as equipes das escolas do Estado tendo em vista os trabalhos a serem desenvolvidos nos meses subsequentes do calendário letivo.

A estimativa do evento é a participação de mais de 65 mil professores, diretores e colaboradores, das escolas estaduais de todo o Paraná.

O término do ano letivo será no dia 13 de dezembro, mas o fechamento do ano acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro na rede estadual.

Na rede municipal As aulas vão até 17 de dezembro.