rua da cidadania
Estrutura metálica de 90 toneladas começa a ser montada na Rua da Cidadania CIC de Curitiba. Curitiba, 04/07/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Uma grande estrutura metálica, que formará o vão central da edificação, chegou à Rua Orlando Luís Lamarca. O espaço fica na Vila Nossa Senhora da Luz e sediará a aguardada Rua da Cidadania CIC. A obra é um grande projeto da Prefeitura de Curitiba e tem como meta aproximar os serviços públicos dos moradores da região e ao mesmo tempo requalificar um espaço degradado e ocioso.

Após a conclusão da estrutura de concreto, agora começa a implantação da estrutura metálica do vão central da edificação. O construção fica no coração do conjunto habitacional mais antigo da cidade.

Para esta nova etapa, serão empregadas 90 toneladas de vigas e pilares metálicos. A primeira carga, com dez toneladas de peças metálicas, chegou ao canteiro de obras na tarde desta quinta-feira (4/7), e a montagem está programada para começar na próxima semana.

As peças serão içadas e acomodadas uma a uma para formar o vão central da edificação, que será o posto avançado da Prefeitura na região para atender aos moradores dos bairros Riviera, Augusta, São Miguel e Cidade Industrial.

“Superamos os principais desafios, de fundação e de estruturação em concreto, que são mais demorados, mas agora a obra vai avançar com mais rapidez,” declarou o secretário de Obras Públicas,  Rodrigo Araújo Rodrigues, destacando a importância desta nova fase para a conclusão do projeto.

Paralelamente, terão início os serviços de revestimento da fachada, das paredes, pisos e partes elétricas e hidráulicas. Também terão sequência os trabalhos já bastante adiantados na área do estacionamento.

Construída em três pavimentos, a partir de um projeto inovador, com foco no reaproveitamento energético e na geração de energia limpa, a Rua da Cidadania terá 14,5 mil metros quadrados de área construída, dos quais 8,8 mil m² serão destinados à ala de atendimento da rua, além de um subsolo com 5,7 mil m² para estacionamento e serviços gerais.

A nova estrutura contará com a captação de energia solar por placas fotovoltaicas implantadas em diversos pontos da cobertura e um reservatório para o reúso da água da chuva. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas a partir do projeto do Ippuc.