orquidea (1)
Imagem ilustrativa (Orlando Kissner/Arquivo AEN)

Entre os dias 26 a 28 de julho, acontece o evento destinado aos amantes de diferentes espécies de plantas: a 15ª Exposição de Orquídeas, Cactos e Suculentas. O evento será em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O evento, que já se tornou uma tradição na cidade, acontece das 09h às 18h na Rua Doutor Murici, n.º 8.730 – Colônia Murici, e contará com expositores, vendedores, concurso de orquídeas e opções gastronômicas. Confira:

Expositores

Os participantes das associações de São José dos Pinhais, Curitiba e Santa Catarina, irão expor as plantas de suas coleções pessoais, sem a possibilidade de comercialização. Serão 40 expositores de orquídeas, cactos e suculentas e o público poderá apreciar essas plantas durante os três dias do evento.

Vendedores

O evento contará com sete stands para a venda de diversas espécies de orquídeas que, juntos, devem comercializar mais de 10 mil plantas. Além disso, haverá três stands vendendo cactos e suculentas e um stand para artesanatos em madeira. Os comerciantes também poderão expor suas coleções pessoais.

Premiação

Todas as plantas expostas, tanto pelos expositores quanto pelos vendedores, serão classificadas por espécie, qualidade e sanidade. Na sexta-feira (26 de julho), após às 13h, haverá um julgamento que premiará as três melhores plantas de cada espécie. As vencedoras ficarão em exibição até o final do evento para apreciação do público.

Alimentação

A 15ª Exposição de Orquídeas, Cactos e Suculentas contará com a comercialização de doces e salgados, pastel, sonho, torta, bolo, água, refrigerante e café.

Além de entrada franca, o evento contará com estacionamento gratuito, garantindo conforto e acessibilidade aos visitantes da exposição.

Como surgiu o evento?

Em 1997, um grupo de amigos apaixonados por orquídeas fundou a Associação Orquidófila de São José dos Pinhais. Inicialmente chamada de Sociedade Amadora de Orquidófilos, a associação surgiu da experiência de cultivar e comercializar essas plantas em feiras de rua. Posteriormente, eles decidiram convidar orquidários profissionais para realizar uma exposição, com o objetivo de reunir os apaixonados e curiosos pela planta. Desde então, o evento se tornou uma tradição da cidade, atraindo tanto os são-joseenses, quanto os moradores de outros municípios.