Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

O sábado do feriado da Pátria, 7 de setembro, chegou nublado em Curitiba e com temperatura de 16ºC. Mas antes das 9 horas, os termômetros já marcavam 19ºC. No entanto, o feriado não deve ser ameno em todo o Paraná, que pode registrar 35ºC neste domingo, 8 de setembro, no Norte Pioneiro. O aquecimento de domingo marca chegada de uma nova onda de calor ao Paraná.

De acordo com o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), Lizandro Jacobsen, no feriado a tendência é de rápido aquecimento em grande parte do estado do Paraná, ainda que no Leste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em Curitiba a máxima prevista é de 28ºC.

Frio no amanhecer

O sábado chegou mais frio nos municípios do Sul, na divisa com Santa Catarina. Em Palmas e General Carneiro, as mínimas foram de 10ºC e 11C graus, respectivamente.

À tarde, no entanto, cidades do Noroeste devem passar dos 30ºC. Na região de Cambará e Andirá, no Norte Pioneiro, a previsão de até 35ºC.

Calorão de domingo abre nova onda de calor

“No domingo a condição de tempo praticamente se repete e inicia-se uma sequência grande de vários dias de tempo bastante seco sobre o estado do Paraná, o que aumenta o risco de queimadas ao longo da próxima semana”, diz Jacobsen.

O meteorologista ressalta que na próxima semana uma uma nova onda de calor deve elevar muito as temperaturas no Paraná. Há previsão de 40 graus para a região entre o Noroeste e Norte e algumas cidades do Oeste e Sudoeste paranaense.

“Serão vários dias de temperaturas muito altas entre a Capital e a região Centro-sul, e Campos Gerais, passando dos 30ºC nos termômetros”, afirma. Com a volta da onda de calor, volta também o tempo seco “O tempo muito seco deixa a umidade relativa do ar bastante baixa no período da tarde, abaixo dos 30%, que já é considerado prejudicial à saúde”, finaliza.