tainha
(Reprodução)

A 30ª edição da Festa da Tainha, na comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel, começa neste sábado (6). O tradicional evento é realizado pela Associação dos Nativos da Ilha do Mel (Animpo) e oferece a moradores e visitantes uma ampla programação musical, eventos culturais e muita comida típica ao longo de todo o mês.

No primeiro dia de evento tem show gratuito da banda Manga Lee às 22 horas e, na sequência apresentação da dupla Edison & Lucas, à meia-noite. E como não poderia deixar de ser, a tainha é a atração principal do evento e será servida em diferentes opções de pratos, com preços variados.

Além da boa gastronomia, o evento promove o resgate da cultura caiçara. E também a valorização da pesca artesanal da tainha, que envolve toda a comunidade no cerco ao cardume, sendo uma das principais tradições da região.

“Os peixes que utilizamos na culinária são 100% pescados aqui na Ilha do Mel e todas as refeições são preparadas pela própria comunidade e servida em nossa cozinha comunitária, que fica no terminal de embarque de Nova Brasília e que irá concentrar toda a programação da 30ª Festa da Tainha, funcionando todos os dias entre 06 e 31 de julho”, destaca Marinelli Serafim, secretária da Animpo e uma das organizadoras do evento.

“A chegada dos meses mais frios do ano também marca a temporada da pesca da tainha em nosso litoral. Por isso todos os anos organizamos este evento, para que os turistas conheçam um pouco mais a nossa culinária e a pesca artesanal, aproveitando as belezas naturais da Ilha do Mel”, destaca Marinelli Serafim.

A 30ª Festa da Tainha tem uma programação bastante variada para atender diferentes públicos e conta com oficinas para as crianças em todos os finais de semana, realizadas em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT).