matsuriabre
Foto: Valquir Aureliano

O Imin Matsuri – Festival do Imigrante Japonês lota o Pavilhão de Eventos do Parque Barigui, neste fim de semana. A festa celebra os 116 anos da imigração japonesa no Brasil e os 40 anos da irmandade Curitiba-Himej. O evento conta com muitas atrações culturais, gastronomia oriental e estandes de produtos.

Leia mais


A praça de alimentação estará aberta durante todo o evento e o público pode degustar de pratos orientais como yakissoba, sushi, sashimi, yakisakaná, tempurá, guiozá, tepanyaki, sukiyaki, karaguê, okashi, entre outros

Atrações

No palco, há várias apresentações, como shows de taikô (tambor japonês), yosakoi soran (dança contemporânea), concurso de cosplay e demonstrações de artes marciais.

Entre as atrações, destacam-se o “Minyo Hozonkai”, grupo musical que cantará o “bom odori” (dança folclórica com a participação do público) e também fará apresentação artística dos cantores. O “Nihon Acústico”, com os músicos Yuzo Akahori (violão), Diego Zero (piano), Edmar Uada (bateria) e Marcos Tanaka (baixo), que fez um um show com os melhores cantores de karaokê de Curitiba. E a banda Seiza, de rock/pop, apresentará versões de clássicos japoneses, combinando instrumentos tradicionais com elementos elétricos ocidentais.

Imin Matsuri conta com 1.800 voluntários

Promovido pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, o festival conta com a participação de várias entidades nipônicas. Neste evento trabalham mais de 1.800 voluntários, que ajudam na organização, nas barracas de alimentação e nas apresentações culturais.

Neste ano, o centro de eventos está todo decorado com “tanabatas” (ornamentação feitas de flores de papeis coloridos) produzidos pelas entidades participantes.

A festa começou na manhã do sábado (29) e segue até as 18 horas deste domingo (30). Os ingressos custam R$ 12, isento até 12 anos e acima de 60 anos (apresentar ingresso de isento e documento na entrada).