nebulosidade
Quinta chega com muita nebulosidade a Curitiba. (Ana Ehlert)

A frente fria avança nesta quinta-feira, 8 de agosto, pelo Paraná e já provocou chuva durante a madrugada na região de Curitiba, além da emissão de quatro alertas meteorológicos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê frio com três alertas amarelos e tempestade com alerta laranja para os próximos dias no Paraná.

colagem

A quinta-feira, 8 de agosto, chegou a Curitiba com mínima de 15ºC, mas com bastante nebulosidade. Por isso, a máxima de hoje não passa dos 22ºC.

Leia mais no Bem Paraná:

Frente fria avança e muda o tempo no Paraná

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o dia será de bastante instabilidade em todo do Paraná. O avanço da frente fria deve provocar chuvas em todas as regiões praticamente.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que, ao longo do dia, com o avanço do sistema frontal deve deixas as temperaturas mais amenas. As máximas do dia apenas no Norte devem ficar entre 24ºC e 25ºC, em Londrina e Cornélio Procópio. Nas demais regiões não passam muito dos 20ºC.

Já no Oeste e Sudoeste, por onde a frente fria já passou e provocou chuvas nesta quarta-feira, 7 de agosto, as máximas ficam em torno dos 16ºC. Neste locais a chuva não deve ser muito intensa nesta quinta, mas virão acompanhadas de raios e trovões. “Na sexta avança para São Paulo e deixa o dia mais instável em todo o Paraná”, diz.

Massa de ar polar traz geada

A massa de ar polar que vem junto vai derrubar as temperaturas. No oeste e sudoeste as mínimas ficam próximas dos 5ºC nesta sexta-feira. “No sábado, domingo e segunda-feira teremos uma sequência de dias com tempo estável, sem nebulosidade, mas com destaque por conta do frio”, aponta Jacóbsen.

No sábado e domingo há previsão de geadas em toda a metade sul do Paraná, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba com temperaturas previstas abaixo dos 5 graus