6f1
Clima extremo segue interferindo em Curitiba (João Frigério)

A última semana do inverno tem previsão de começar com frio e chuva em Curitiba. Também tem alerta amarelo para chuvas com potencial de risco, além de risco de incidência de radiação ultravioleta em grau de risco alto. A primavera começa às 9h44 do dia 22 de setembro, o próximo domingo.

Assim como aconteceu neste domingo (15), Curitiba deve ter chuva nesta segunda-feira (16). A previsão do Simepar era para instabilidade durante toda a madrugada, com chuva ainda pela manhã e pancadas ao longo da tarde em pontos localizados.

As temperaturas seguem baixas, oscilando na casa dos 11 a 16 graus na Capital. Essa condição deve durar até o fim de semana, com céu encoberto a maior parte do tempo e temperaturas máximas que não passam dos 19ºC.

A partir da sexta-feira (20), as temperaturas voltam a subir, apesar do céu ainda seguir encoberto.

No domingo (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas em Curitiba até o fim da manhã desta segunda. Para o Litoral o alerta é laranja, que sinaliza grau de perigo e chuva mais volumosa.

Também há um indicativo de que a radiação ultraviloleta esteja em nível elevado para Curitiba nos próximos dias. O índice ultravioleta (IUV) pode chegar a 10 nos próximos dias, bem próximo do 11 que é o índice extremo de risco considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A informação é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a previsão, o índice permanece em 10 até pelo menos a próxima sexta.

O IUV, que pode variar de zero a 11, mede a intensidade dos raios ultravioleta que podem causar queimaduras na pele e danos aos olhos, entre outros problemas de saúde.