onibus eletricos
Na semana passada Curitiba recebeu os primeiros ônibus elétricos da frota (Valquir Aureliano)

Os veículos eletrificados, sejam eles 100% elétricos ou híbridos, estão em franca expansão no Paraná e em Curitiba. Prova disso é que o número de veículos elétricos no estado cresceu quase seis vezes (492%) nos últimos cinco anos, enquanto na Capital essa alta foi de 536% entre 2020 e 2024.
A indústria de carros elétricos possui três tipos diferentes de veículos: os elétricos, os híbridos e os híbridos plug-in. Os carros elétricos são aqueles puramente elétricos, ou seja, que tem motor 100% alimentado por uma bateria recarregável. Já os veículos híbridos contam com motor a combusão e outro elétrico. Nos híbridos plug-in, há a possibilidade de recarregar as baterias do motor elétrico com a corrente elétrica.
Atualmente, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), organizados e disponibilizados pela NeoCharge, há em todo o Paraná 17.191 veículos eletrificados (informação de abril de 2024, a mais recentes), sendo 4.905 elétricos, 4.001 híbridos plugin e outros 8.285 híbridos. Quatro anos antes, em 2020, essa frota somava 2.902 veículos, o que aponta para um aumento de 492,4% no período analisado.
Trata-se de um movimento que segue uma tendência nacional. Isso porque, em todo o Brasil, havia 43.926 veículos elétricos cinco anos atrás. Hoje, já são 274.156 (com 60.254 unidades 100% elétricas, 62.971 híbrido plugin e 150.931 híbridos), o que signica um crescimento de 524%.
A frota paranaense, por sua vez, representa 6,27% da frota nacional. Apenas os estados de São Paulo (89.699 veículos, ou 32,7% do total), Rio de Janeiro (19.363, ou 7,1%), Santa Catarina (18.224, ou 6,7%) e Minas Gerais (17.541 ou 6,4%) possuem uma frota mais expressiva de veículos eletrificados.

Curitiba é a quinta cidade brasileira com mais veículos elétricos
Em Curitiba, por outro lado, a frota de veículos eletrificados teve um avanço de 536,7% nos últimos cinco anos. Em 2020, haviam 1.283 eletrificados na frota curitibana, sendo 110 veículos elétricos, 233 híbridos plugin e 940 híbridos. Hoje (abril de 2024, recorde-se) já são 8.169 veículos, sendo 2.665 elétricos, 1.929 híbridos plugin e 3.575 híbridos.
Entre todas as cidades brasileiras, apenas São Paulo (43.609), Brasília (16.915), Rio de Janeiro (11.966) e Belo Horizonte (9.218) possuem uma frota de veículos eletrificados mais expressiva. E entre as cidades paranaenses, os outros destaques, além de Curitiba, são Maringá (1.273 veículos), Londrina (1.271), São José dos Pinhais (887), Cascavel (651), Foz do Iguaçu (415), Ponta Grossa (371), Pinhais (299), Toledo (157) e Guarapuava (155).

Uma questão de sustentabilidade
Um dos principais pontos a favor dos veículos elétricos diz respeito ao meio ambiente. É que o uso dos carros convencionais, a combustão, contribui fortemente com o aquecimento global, devido aos gases liberados. Um veículo abastecido por gasolina, por exemplo, libera em média 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. Outros gases — como o monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NO), hidrocarbonetos (HC), dióxido de enxofre (SO2) e material particulado (MP) — também são emitidos contribuindo para a poluição da atmosfera.
Já os veículos elétricos por si só não emitem gases que contribuem com o aquecimento global.
E mesmo que a fonte geradora de energia utilizada para fabricação e carregamento do veículo produza estes gases, como é o caso da termoelétrica, o ciclo de vida do carro elétrico terá menos emissões de gases e poluentes do que um carro a gasolina ou qualquer outro combustível.
Além disso, também é possível ficar livre das emissões e poluentes utilizando uma fonte geradora 100% limpa e renovável, como a energia solar.

Capital recebe os primeiros ônibus 100% elétricos
Na semana passada Curitiba recebeu os primeiros sete ônibus elétricos que passam a integrar a frota da capital, dando início efetivo ao programa de eletrificação do transporte coletivo, um dos pilares para tornar Curitiba ainda mais sustentável e neutra em emissões, dentro do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima).
Foram entregues seis ônibus da marca BYD que vão atender as linhas 010-Interbairros I (horário) e 011- Interbairros I (anti-horário) e um veículo da marca Volvo, que vai operar a linha 863-Água Verde.
O projeto de descarbonização da frota de Curitiba é considerado referência no País por reunir desde um amplo programa de testes da tecnologia até o novo modelo de concessão, em 2025, que já contemplará matriz energética não poluente.
A meta é que, até 2030, 33% da frota de ônibus da capital seja zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050.
Ar-condicionado
Os ônibus elétricos serão os primeiros da frota de Curitiba com ar-condicionado, para melhor conforto térmico dos passageiros. Têm piso baixo para melhor embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida e ainda contam com entradas USB para recarga de celulares e sistema de anúncio de fechamento das portas.
Contam também com 20% dos bancos reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, plaquetas em braile com identificação do veículo e dois espaços para cadeirantes.

Novo PAC
Mais ônibus virão

Além dos sete elétricos entregues na quinta-feira passada, a Prefeitura de Curitiba vai comprar mais 54 veículos com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.
“Estamos reunindo todas as documentações para o credenciamento junto ao governo federal e esperamos receber o recurso ainda em 2024 para que a compra dos veículos possa ser realizada e entrada em operação no transporte coletivo no próximo ano”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.
Os veículos, articulados, devem circular nas linhas novo Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo). Os recursos previstos no PAC vão bancar tanto a compra dos veículos como a infraestrutura de recarga dos ônibus que será necessária para o funcionamento dos veículos elétricos.
Também já foi aprovado, na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto para a aquisição de 70 ônibus, com investimento de R$ 317 milhões.