O Paraná alcançou no ano passado a marca de 6.159.417 veículos em circulação. Com aumento médio de 7% ao ano, a frota paranaense mais do que dobrou nos últimos dez anos. Em 2003, eram pouco mais de 2,9 milhões de veículos registrados no Estado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

Hoje o número de carros, motos, caminhões e ônibus, entre outros, equivale a quase 60% da população – que conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somava 10,4 milhões de pessoas em 2010. Ou seja, existe um veículo registrado a cada dois paranaenses. Em 2003, esta relação era de um veículo para cada três pessoas, considerando a população da época, que segundo o IBGE era de aproximadamente 9,5 milhões de pessoas.

É um crescimento que exige do poder público planejamento e investimentos em educação, fiscalização e engenharia. Desde 2011, o Governo do Estado tem adotado uma série de medidas para melhorar os serviços e garantir segurança no trânsito. Além disso, também passou a auxiliar os municípios no planejamento de ações nesse sentido, destaca o diretor -geral do Detran, Marcos Traad.

4 MILHÕES DE PROCESSOS – No ano passado, 465.779 veículos novos foram emplacados no Paraná, o que significa que a cada mês as ruas do Estado ganharam cerca de 39 mil carros. Entre primeiro emplacamento, registro de compra e venda, transferências, certidões e documentos emitidos, entre outros, o Departamento de Trânsito do Paraná realizou cerca de 4 milhões de processos em 2013.

CIDADES – Curitiba é o município paranaense com mais carros nas ruas e registrou 1.350.462 veículos. Londrina, na região Norte, contou 340.842 veículos e Maringá, no Noroeste, 286.867.

No ranking das maiores frotas, Cascavel somou 190.467 veículos no último mês, seguido por Ponta Grossa (170.466), São José dos Pinhais (166.250) e Foz do Iguaçu (146.966).

A cidade com menor frota é Guaraqueçaba, com apenas 582 automóveis. Para auxiliar as cidades menores que ainda não têm o trânsito municipalizado e também aproximar a gestão do trânsito das pessoas, o Detran do Paraná propôs uma parceria que garante apoio técnico e financeiro para questões de sinalização viária e engenharia. Em 2013, foram 59 cidades conveniadas. Em 2014, serão atendidas mais 90.

ATENDIMENTO – Outra preocupação do Departamento é melhorar os serviços prestados aos usuários no mesmo ritmo do crescimento da frota. Para isso, a autarquia investe em serviços pela internet, através do sistema Detran Fácil, e em outras opções de atendimento, como os 300 totens que devem ser instalados até o final do ano em diferentes pontos do Estado.

O aumento na frota implica em mais carros sendo emplacados, vistoriados e registrados, mais motoristas renovando a Carteira Nacional de Habilitação, novos condutores examinados, mais certidões emitidas. É obrigação do governo atender esta demanda de forma satisfatória e eficaz. Por isso, o Detran está se modernizando, explica Marcos Traad.

ENGENHARIA – Com mais de um milhão de veículos pesados, entre caminhões, reboques e ônibus, circulando nas estradas, o Governo do Paraná faz obras importantes, como a duplicação da PR 445, entre Londrina e Cambé; a duplicação entre Maringá e Paiçandu; o viaduto de Foz de Iguaçu; os contornos de Mandaguari e Campo Largo; as obras de duplicação da Rodovia do Café, que representam investimento de R$ 1 bilhão ao longo dos sete anos de execução; a duplicação de 6,5 quilômetros da Rodovia da Uva (PR-417), entre Curitiba e Colombo, com investimento de R$ 35 milhões; e a duplicação entre Matelândia e Medianeira (14km), entregue no segundo semestre de 2013.

Ao todo, são mais de R$ 840 milhões investidos na conservação e manutenção de 11,8 mil quilômetros de rodovias paranaenses, mais de R$ 250 milhões aplicados em obras de duplicações e contornos e R$ 400 milhões na duplicação de vias na Região Metropolitana de Curitiba, além da retomada das obras nas rodovias concessionadas, com investimentos de R$ 1,5 bilhão.

“Estamos investindo no maior programa de melhoria rodoviária no Brasil, recuperando a malha paranaense e modernizando as rodovias para permitir que o setor produtivo e os paranaenses possam usufruir de uma boa infraestrutura”, lembra o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

EDUCAÇÃO – Os projetos e ações de educação para o trânsito foram retomados e passaram a envolver as prefeituras. Neste ano, mais de 40,5 mil alunos da rede pública de ensino municipal, em 132 cidades paranaenses, vão trabalhar o tema durante as aulas.

Campanhas e blitz educativas também uniram poder público e iniciativa privada, como a Associação de Bares e Restaurantes, empresas fabricantes de bebidas alcoólicas e associações de taxistas.

Outras atividades são mantidas pela Escola Prática Educativa de Trânsito, administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que já atendeu mais de 1,2 milhão de alunos.