Fumaça de incêndio ambiental (Franklin de Freitas)

A tarde desta terça-feira (27) é de tempo estável, com poucas nuvens, sobre o Paraná. Na divisa com o Mato Grosso do Sul há registro de incêndios florestais. A pluma de fumaça avança em direção aos municípios no Noroeste do Paraná , já que o vento predominante em superfície sopra de leste no momento. A informação é do Simepar.

image-10-6

Reprodução/Simepar

Na semana passada o Paraná sofreu com a fumaça de queimadas e incêndios, que se agravaram neste mês de agosto em boa parte do País. A situação só melhorou com as chuvas do fim de semana.

O Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, inclusive, está ampliando em 64% a cobertura da medição da qualidade do ar no Paraná. Serão instaladas neste ano sete novas estações que coletam e enviam dados de forma automática, totalizando 18 espaços.

Elas serão implementadas em locais com alta concentração de poluentes, como indústrias ou áreas com grande fluxo de carros, nos municípios de Colombo, União da Vitória, Francisco Beltrão, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. O investimento do Governo do Estado é de R$ 8,9 milhões.

Massa de ar estável segue sobre o Paraná; clima propício para incêndios e fumaça

Nesta terça-feira, a massa de ar estável continua atuando no Paraná. Com isso, o sol predomina ao longo da tarde sobre as diversas regiões paranaenses, com temperaturas agradáveis. Umidade relativa fica baixa no interior do estado (especialmente no norte e no noroeste). À noite, a nebulosidade aumenta nos setores mais ao sul e no leste paranaense. Na RMC possibilidade de formação de nevoeiros. Por enquanto o registro de fumaça está restrito para o Noroeste do Estado.

Para quarta-feira (28), a massa de ar estável continua predominando sobre o estado e o frio apresenta enfraquecimento, mesmo que de forma gradual. Entre o centro-sul, Campos Gerais e RMC, o frio é mais intenso no amanhecer (temperaturas perto dos 5°C) e há condição para formação de nevoeiros. Entre o oeste, noroeste e o norte esquenta durante a tarde e a umidade relativa do ar fica baixa.