O governo do Paraná autorizou nesta semana a licitação para obras em 1.700 quilômetros de estradas, com investimentos previstos de até R$ 231 milhões.


As intervenções seguem até 2010 e são divididas em seis frentes integradas: conservação da faixa de domínio (limpeza dos acostamentos e da vegetação, entre outros serviços), manutenção do pavimento da estrada, recuperação de rodovias, sinalização e segurança rodoviária e pesagem de veículos.


As rodovias do Estado foram dividas de acordo com o fluxo de tráfego e com a importância local ou regional. O diagnóstico resultou na confecção de três diferentes ações nos pavimentos das estradas: a conservação rotineira (serviços em pontos específicos das vias), a conservação periódica (obras em toda a extensão das rodovias, com a recuperação do pavimento) e a restauração (intervenções mais pesadas). As obras nos 1.700 quilômetros fazem parte dos serviços de conservação periódica.


Na regional Oeste do DER, cerca de 550 quilômetros de rodovias receberão melhorias. Entre eles, destacam-se os 80 quilômetros entre Realeza e Marmeleiro (PR-182, PR-483 e PR-180); os 47 quilômetros que formam o segmento do acesso a Pranchita até Capanema (PRC-163); e outros 40 quilômetros da ligação entre Assis Chateaubriand e Toledo (PR-239 e PR-317).


Mais 383 quilômetros receberão melhorias na regional Norte. Nessa região estão os 82 quilômetros entre Londrina e Mauá da Serra (PR-445); o cruzamento da PRC-153, próximo a Ventania, até o acesso a Sapopema (PR-090), com 59 quilômetros; além do segmento de 72 quilômetros de Porecatu a Rolândia (PR-170 e PR-323).


Outros 278 quilômetros da regional Noroeste passarão por obras. Destes, são 76 entre Nova Esperança e Santo Inácio (PR-463); 51, de Paranavaí a Rondon (PR-492 e PR-180); e 36 quilômetros do acesso a Quinta do Sol até Terra Boa (PR-082).


Dos 266,5 quilômetros que devem receber serviço na regional Leste, podem-se citar 83 quilômetros da Barragem Foz do Areia até Jangada do Sul (PR-170); de Palmeira a São Mateus do Sul, 74 quilômetros; e do cruzamento com a BR-153 até o acesso oeste a Palmas (PR-280), com 62,5 quilômetros.


Já na regional dos Campos Gerais, as obras serão realizadas em 252 quilômetros. Estão incluídos os 60 quilômetros entre Castro e Tibagi (PR-340); 32 quilômetros de Santana do Itararé a Wenceslau Braz (PR-151 e PR-422); e ainda do cruzamento com a BR-373, passando por Bom Jardim do Sul, até Ivaí (PR-522 e PRC-487), com 30 quilômetros.