Governo do Paraná anuncia construção de mais um viaduto na BR-277, em Curitiba

Novo Viaduto do Orleans de Curitiba vai ser construído pelo Governo do Paraná

Redação Bem Paraná com AEN
viaduto orleans

Novo Viaduto do Orleans em Curitiba vai ser construído pelo Governo do Paraná (Foto: DER-PR)

Um novo viaduto deve ser construído na BR-277, na região do Orleans, em Curitiba. A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) se reuniram nesta semana com a concessionária Via Araucária para tratar da obra de construção do novo viaduto, que ficará paralelo ao viaduto existente.

A estrutura vai ocupar a faixa de domínio de trecho da BR-277 atualmente administrado pela concessionária, sendo necessária autorização da mesma para sua realização. Após apresentação de esclarecimentos técnicos e revisões necessárias, a Via Araucária concordou com a iniciativa.

“Demos um importante passo esta semana, com a anuência da Via Araucária para seguirmos adiante com a obra do novo Viaduto do Orleans em Curitiba, que será construído sobre a BR-277, atualmente de responsabilidade da concessionária”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“Vamos tirar do papel essa obra tão aguardada pela população dos bairros de Curitiba, em um grande esforço conjunto entre o Governo do Paraná e a Prefeitura Municipal, que realizará uma obra própria, o binário, complementar ao novo viaduto”.

A obra do viaduto terá contratação integrada

A obra será licitada pelo DER/PR na modalidade contratação integrada, utilizando como base um anteprojeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Com isso, será elaborado um projeto executivo de engenharia e executada a obra no mesmo contrato. Agora vão prosseguir os trâmites internos para elaboração do edital, com mais informações e detalhes sendo disponibilizados em breve.

Além disso, a Prefeitura ficará encarregada da implantação de um sistema binário, conectando o novo viaduto à malha municipal e organizando o tráfego local nas duas estruturas.

O atual viaduto do Orleans é um ponto de congestionamento e grande volume de tráfego entre os bairros São Braz, Orleans, Mossunguê e Campo Comprido, além de um acesso à BR-277. Ele liga a Avenida Vereador Toaldo Túlio e a Rua Professor João Falarz.